Fim de uma década, início de um sonho
08/07/2015

A chuva fina trazia a tona os tristes momentos passados ali. Ao final de uma rua calçada, um beco de lama leva quem chega à entrada de uma casa de madeira desnivelada. Um muro, com aproximadamente três metros, ao lado da residência ensaia desabar a qualquer momento. As paredes sem coloração, não executam com eficiência o dever de proteger.  A chuva durante uma década foi inimiga da família, que quatro vezes já viu todos os seus móveis serem levados pela água.

Sem condições de procurar uma nova moradia, a família passava os dias de instabilidade cuidando do nível do rio e do aumento da maré, torcendo para não ser, mais uma vez, vítima de um desastre natural. A casa, localizada no meio da Rua Monte Cristal, nem deveria estar ali. Porém, quando chegou a Camboriú, com pouco dinheiro e sem informação, o morador desconhecia isso.

Os 10 anos vividos em meio à insegurança acabaram na manhã desta quarta-feira, dia 8 de julho. Carlos Rodrigues, sua mãe de 80 anos e seu filho, mudaram-se essa manhã para um dos 80 apartamentos construídos através de uma parceria entre a Prefeitura de Camboriú, a Defesa Civil e a Caixa Econômica Federal.

O endereço da família agora é outro: Bairro Santa Regina, Rua George Town, edifício Renaissance, apto 303. Uma rua asfaltada, um terreno com brita, paredes pintadas de branco e principalmente, um ambiente acolhedor e seguro. “Estou me sentindo até mais ambicioso. Antes eu não pensava em melhorar minha casa, comprar móveis, porque não sabia quando ia perder tudo de novo”, comentou Carlos.

Outras 78 famílias, que residiam em área de risco, já realizaram suas mudanças e usufruem hoje, do conforto do novo lar. Até o final desta semana todas as mudanças serão feitas e as antigas moradias demolidas, a fim de evitar que sejam novamente habitadas.

“Vamos continuar com esse trabalho de regularização residencial. Através disso, podemos garantir o mínimo de segurança e estabilidade para as famílias do nosso município, e claro, continuar preservando o meio ambiente e as áreas irregulares para habitação”, informou o Secretário da Defesa Civil, Edson de Jesus Silva.