Campanha Maio Amarelo alerta sobre as imprudências no trânsito
11/05/2016

O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e tem como objetivo uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Nesse mesmo período, estima-se que 20 milhões a 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. Devido a gravidade do tema, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, que visa poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, sendo que só em 2015 foram 43 mil mortes registradas. O país é precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Camboriú também se uniu a causa, que tem como lema Atenção pela Vida, e através do Departamento de Trânsito (Demutran) programou ações de conscientização para este mês. Juntamente com a Polícia Militar serão realizadas a distribuição de materiais informativos para os motoristas, nas residências e também na Rede Municipal de Ensino. O encerramento da Campanha Maio Amarelo deste ano será dia 29 de maio, quando será feita uma caminhada pelas ruas centrais do município, com a participação da comunidade em geral, estudantes e representantes dos setores de trânsito, além da Coordenadora Nacional da campanha, Márcia Pontes.

“Sabemos que a impudência é a causa das mortes no trânsito. Por isso dar ênfase a este tema é tão importante. Todos que trafegam precisam estar cientes que a vida é o nosso bem mais precioso”, comentou o Coordenador do Demutran, Jair Grings.