Prefeitura de Camboriú
A Cidade Turista Investidor Estudante Cidadão Imprensa Contato Facebook Twitter Canal no Youtube

Notícias

Dia de conscientização em Camboriú
24/02/2017
Compartilhar:

Nesta sexta-feira, dia 24, uma equipe formada por funcionários do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) e Vigilância Epidemiológica de Camboriú realizou ação de carnaval na Praça das Figueiras. O evento contou com distribuição de preservativos, materiais de orientação à população e realização do teste rápido de HIV.

A dona de casa Rosenilda Martins, 34, estava passeando pelo centro com a filha Milena Andressa Martins, 17, e resolveu fazer o teste rápido. “Nunca havia feito esse teste, apenas o de sangue, mas achei bem legal ter isso à disposição da comunidade. Conversei um pouco com o pessoal da equipe e achei importante fazer esse teste para ver como funciona. Assim eu vou poder contar para meu outro filho como é e orientar para ele fazer também”, revela.

Rosenilda conta que o teste foi bem tranqüilo e totalmente indolor. A dona de casa também autorizou a filha Milena a fazer o exame e ressaltou a importância de ter uma conversa aberta com os filhos. “Eu sempre converso com eles sobre prevenção e acho importante os pais terem esse diálogo em casa”, conclui.

O psicólogo do Cedit, Ricardo Sanches Pinheiro, sempre acompanha as pessoas que vão fazer o teste dando orientações antes e depois do procedimento. “Aqui na praça o teste é mais informal, não dá tanto tempo de conversar, mas é importante dar essa orientação, explicar como funciona o exame, reforçar para que mesmo com o resultado negativo, as pessoas utilizem o preservativo. E nessa espera dos trinta minutos para o resultado, sempre vem uma reflexão”, completa.  

 

Outras informações: (47) 3365 9400 Secretaria de Saúde | (47) 33630 7085 Cedit

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS