Prefeitura de Camboriú
A Cidade Turista Investidor Estudante Cidadão Imprensa Contato Facebook Twitter Canal no Youtube

Notícias

Projeto de requalificação da Avenida Santa Catarina é apresentado à comunidade de Camboriú
03/03/2017
Compartilhar:

 O auditório da Prefeitura de Camboriú ficou lotado na noite de quinta-feira, dia 2, para a apresentação do projeto de requalificação da Avenida Santa Catarina. O projeto contempla duas pistas de entrada, duas pistas de saída, bolsões de retorno, ciclovias, calçadas adequadas e toda a infraestrutura de drenagem e esgoto. O orçamento para a obra é de R$ 6,3 milhões.

O engenheiro responsável pelo projeto, Djan Dinis de Souza, defendeu que Camboriú não é mais uma pequena cidade. “É um município de médio a grande porte e precisa de uma entrada adequada a este crescimento”, apontou. Para o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, esta é uma obra muito importante para a mobilidade urbana e vai melhorar a qualidade de vida da população camboriuense.

O secretário de Planejamento Urbano, engenheiro Claudinei Loos, destacou que os objetivos do projeto são melhorar o fluxo de veículos na região e também a imagem da entrada da cidade.

O projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e licitado pela Prefeitura de Camboriú. O desafio é o tempo. “O início das obras deve ser nos próximos dias. Por isso, temos que resolver as questões pendentes com rapidez”, esclarece o secretário. Ele explicou que, desde que assumiu a Secretaria, esteve trabalhando com a equipe nos dados apresentados à comunidade, principalmente nas análises e medições de terrenos que serão atingidos pela obra.

A maior parte do público que acompanhou a apresentação foi de proprietários de terrenos do entorno. Claudinei apontou que todo o projeto foi pensado para evitar ao máximo atingir os imóveis próximos, mas que isso não foi possível em muitos pontos. No total, serão 47 imóveis atingidos, com metragens bem variadas.  

Negociação de indenizações

Outro grande desafio deste projeto é a indenização destas áreas. O secretário de Planejamento esclareceu no encontro que a Prefeitura não possui hoje recursos para indenizar de uma só vez todos os proprietários.

Ele explicou que está sendo formada uma Comissão de Avaliação de Imóveis para verificar cada valor e apresentou alternativas para este pagamento. Uma delas é a criação de ferramentas legais para que pagamentos previstos no Plano Diretor, como o solo criado e transferência de potencial construtivo, sejam destinados a uma conta específica para essas indenizações.

“Hoje precisamos da colaboração de todos. Precisamos iniciar esta obra com urgência ou perderemos os recursos de R$ 4 milhões do Governo Federal destinados a este projeto”, disse ainda.  

Um novo projeto

Além do projeto de requalificação da Avenida Santa Catarina, a equipe da Secretaria de Planejamento apresentou outro projeto para a entrada da cidade. “Este é um planejamento pensando nos próximos 20 anos da cidade”, afirma o secretário de Planejamento Urbano. A nova Avenida será feita às margens do Rio Peroba, com início na região central da cidade, na Rua José Rebelo da Cunha e seguirá até a 5ª Avenida.

A equipe da Secretaria de Planejamento Urbano já iniciou a elaboração de projetos para buscar recursos estaduais e federais para viabilizar esta obra. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS