Notícias

Imposto de Renda pode ser destinado ao auxílio de projetos sociais em Camboriú
03/03/2017
Compartilhar:

O seu Imposto de Renda pode fazer a diferença e ajudar muitas crianças e adolescentes de Camboriú.  Ao direcionar parte do valor devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA) você ou a sua empresa podem auxiliar no financiamento de projetos desenvolvidos em defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Camboriú, Luciane dos Santos, explica como funciona o procedimento e ressalta a importância dos camboriuenses em tomar conhecimento deste recurso e investir nestes projetos sociais fomentados pelo Fundo: “Qualquer pessoa física ou jurídica pode destinar parte do seu Imposto de renda. O caminho é simples, pode ser feito via contabilidade ou pela própria pessoa quando for preencher os documentos da declaração, pois existe um campo específico para essa opção”.

Luciane ainda reforça que essa contribuição não vai acrescentar ou gerar nenhum outro custo para o doador. “Esse é um exercício de cidadania. Essa porcentagem doada seria repassada totalmente ao Governo. Com essa opção, esse valor pode ser revertido para fomentar projetos sociais importantes do nosso município. Gostaríamos muito de conseguir este ano conscientizar um número maior de pessoas e empresas,” comenta.

O Conselho é um espaço de democracia participativa, composto por representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil, que atuam no atendimento e na defesa das crianças e adolescentes. Cabe ao conselho a gestão e administração do Fundo, fixando os critérios para a aplicação das doações e das demais receitas.

Veja como contribuir

Quem pode doar: Pessoas Físicas e Jurídicas.  

Qual o Prazo: Na declaração do imposto de renda, até o dia 30 de abril.

Como fazer a doação: Na própria declaração de ajuste (IRPF), o contribuinte tem um espaço para a destinação de parte do tributo a ser pago. Este documento deve ser preenchido com os dados da doação, que pode ser feita por meio de depósito ou transferência para conta do FMDCA: Banco do Brasil, Agência 1707-8, Conta Corrente: 19.537-5 – CNPJ 18.278.301/0001-47.

O contribuinte também pode procurar o Conselho Municipal para requerer o recibo da doação para a prestação de contas do ano seguinte. O CMDCA funciona junto com a sede da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, na Rua Presidente Costa e Silva, nº 329, Centro. 

Onde os recursos serão aplicados: Todos os recursos recebidos serão alocados na conta do Fundo Municipal e repassados às instituições com projetos sociais aprovados previamente pelo Conselho por meio de edital.

Instituições que recebem recursos do Fundo: Ação Social e Cultural de Monte Alegre, Associação de Pais e Amigos Excepcionais - APAE, Associação Comunitária Beneficente Torre Forte - Latarte, Associação Beneficente Razão de Viver, Sociedade Banda Escola Musicor e Grupo Escoteiro Terra do Vale.

Outras informações: (47) 3365-0607 - Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS