Notícias

Pais podem verificar cardápio da merenda em escolas e CEIs de Camboriú
14/03/2017
Compartilhar:

Pais de alunos de escolas municipais e Centros de Educação Infantil – CEIs de Camboriú podem ter acesso ao cardápio da merenda escolar elaborado para as unidades. Cada refeição é definida pelas nutricionistas da Educação e está disponível para consulta nos refeitórios das unidades. É o que explica a secretária de Educação, Roseli Poltronieri Gervasio: “Os pais têm acesso com facilidade ao cardápio, e os servidores também têm instruções de tirar todas as dúvidas e dar acesso aos locais onde os alimentos são armazenados”.

A nutricionista Cristina Sgnaolin, responsável técnica, explica que a merenda segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As nutricionistas elaboram dois grandes cardápios no ano – o de verão e o de inverno – por causa da sazonalidade de frutas e verduras. A licitação para o primeiro semestre já foi feita e todas as unidades estão recebendo os alimentos dentro da previsão. São 11 mil alunos que recebem alimentação – 8 mil em escolas e 3 mil nos CEIs.

Cerca de R$ 1 milhão foram investidos na aquisição de produtos para a merenda. Deste valor, R$ 609 mil são de hortifruti provenientes da agricultura familiar. Cristina destaca a variedade de frutas e verduras utilizadas na alimentação escolar. “Este ano, tivemos a inclusão de 12 tipos diferentes de legumes”, explica.

Como o cardápio é desenvolvido

Os cardápios de escolas e CEIs são desenvolvidos com base nas necessidades determinadas pelo Programa Nacional. Nas escolas, os alunos devem receber alimentação com 30% das necessidades diárias de calorias e nutrientes. Este índice passa para 70% nos CEIs com atendimento integral. “A alimentação é pensada de acordo com cada faixa etária”, destaca Cristina.

Por isso, os CEIs possuem três cardápios diferentes para as quatro refeições diárias – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A responsável pela alimentação escolar nos CEIs, a nutricionista Lisia Toniazzo, dá um exemplo de almoço oferecido nas creches: arroz, feijão, salada, um tipo de legume e carne. “Todo nosso trabalho é pensando na variedade e na qualidade da merenda escolar”, destaca. E completa: “A alimentação é muito importante para o desenvolvimento. Uma criança bem alimentada aprende melhor”.

Cristina esclarece ainda que as nutricionistas acompanham a entrega dos alimentos e também verificam o cumprimento dos cardápios e a qualidade da merenda. As entregas são feitas pelos fornecedores nas próprias unidades escolares. Alimentos não perecíveis, como arroz, macarrão e farinha são entregues uma vez por mês. A entrega de carnes é feita a cada 15 dias e as frutas e legumes chegam às escolas uma vez por semana. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS