Prefeitura de Camboriú
A Cidade Turista Investidor Estudante Cidadão Imprensa Contato Facebook Twitter Canal no Youtube

Notícias

Camboriú e BC unidos em prol do Rio Camboriú
22/03/2017
Compartilhar:

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi marcado por um pacto entre as Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú em prol do Rio Camboriú. A assinatura do documento, que prevê ações a serem executadas até 2020, ocorreu durante o IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. O evento, realizado no Teatro Bruno Nitz, foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com o apoio das duas prefeituras, da Fundação CERTI, Fapesc, Udesc e Governo do Estado de Santa Catarina.

Para o presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, trata-se de um momento histórico. “Em 20 anos de existência do Comitê, é a primeira vez que temos a presença dos prefeitos das duas cidades e, mais do que isso, tendo o entendimento e a diretriz de cooperação”, analisa. De acordo com ele, a união é o melhor caminho para a gestão dos recursos hídricos. O presidente destaca ainda a importância da abertura deste diálogo tanto entre as Prefeituras quanto com o Comitê.

O prefeito Elcio Kuhnen afirmou que o evento mostrou que há muitas pessoas capacitadas, com conhecimento técnico para melhorar a gestão, assim como vontade política de realizar mudanças efetivas. Ele reforçou a necessidade da preservação de nascentes e a fiscalização de degradações ambientais. “É uma preocupação não apenas para este momento, mas para as próximas décadas”, disse.

Para a presidente da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam), Liara Rotta Padilha Schetinger, este trabalho conjunto é muito importante. Ela defende ainda que o cuidado com os recursos hídricos não envolve apenas uma questão ambiental, mas também social e econômica. “A água é essencial e interfere em todas as esferas. É preciso ter em mente ainda que já estamos em uma situação crítica”, completa.

O Simpósio contou com apresentações do Diagnóstico da Bacia Hidrográfica, do TAC do Saneamento de Camboriú e Balneário Camboriú e apresentações dos projetos desenvolvidos pelas duas cidades. Em sua apresentação, a presidente da Fucam falou, entre outros, sobre o apoio de Camboriú ao Produtor de Água, expansão do projeto de readequação das estradas rurais e fiscalização do parcelamento irregular do solo.

O que o pacto prevê

- A criação e implantação de um programa de despoluição e revitalização do Rio Camboriú, bem como a mobilização em prol da captação de recursos financeiros, a elaboração e execução de projetos em proporcionalidade, conforme a capacidade de investimentos e das previsões orçamentárias de cada município, visando a melhoria contínua da qualidade e quantidade de água na Bacia Hidrográfica.

- A execução de um projeto de Parque Inundável à montante do Parque Linear, em Camboriú, pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa e inserção pela Prefeitura de Camboriú no Zoneamento do Município como Zona de Parque Inundável;

- A criação e/ou divulgação de legislações municipais específicas que visem a captação e utilização da água da chuva e a medição individualizada do consumo de água em prédios, loteamentos e condomínios horizontais;

- Articulação para que a cidade de Camboriú passe a ter a destinação de recursos específicos para ações em prol da conservação do Rio Camboriú, seguindo o modelo já existente na Emasa, em Balneário Camboriú.

- A implantação de programas e campanhas de conscientização e educação ambiental contínuos com foco na importância do correto tratamento dos efluentes e uso racional da água, em parceira com o Comitê Camboriú;

- A implementação de políticas públicas voltadas a criação de estratégias de paisagem histórica, natural e cultural, de lazer e sustentabilidade ambiental para o Rio Camboriú, visando a utilização ecologicamente correta pautada na responsabilidade socioambiental;

- Apoio Institucional ao Programa Produtor de Água e demais programas de conteúdo similar.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS