Notícias

Prevenção e promoção da saúde da mulher foram foco de mutirões da Saúde no mês de março
29/03/2017
Compartilhar:

No mês em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria da Saúde de Camboriú promoveu mutirões para realização agilizada de exame preventivo e pré-natal. Ao todo, nove unidades de saúde, em diferentes bairros, ocuparam-se de atender (com ou sem agendamento) as mulheres do município que desejassem realizar o exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau) e também o pré-natal para gestantes.

Os mutirões ocorreram nas manhãs de sábado, das 7h30min às 12h. Os atendimentos foram realizados, no dia 4 de março, na unidade de Saúde do Conde Vila Verde; no dia 11 de março, nos bairros Taboleiro, Rio Pequeno e Santa Regina; no dia 18, nos postos do Monte Alegre, Areias e Cedro. O último, no dia 25, atendeu as mulheres do Centro e do bairro São Francisco de Assis.  Ao todo, foram realizados 143 procedimentos.

Foram realizados 105 exames preventivos nestas nove unidades de saúde. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que, com a divulgação da importância desse procedimento, a demanda diária pelo exame também aumente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que o Papanicolau seja realizado anualmente por mulheres que tiveram atividade sexual e tenham entre 25 e 64 anos. O procedimento permite detectar, desde bem cedo, quaisquer alterações nas células do colo do útero.

O câncer do colo de útero é considerado uma questão importante de saúde pública devido ao grande número de incidências: é o terceiro mais comum na região Sul do Brasil. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, destaca que o diagnóstico precoce continua sendo a melhor maneira de combatê-lo. “Ainda assim, muitas mulheres adiam a realização do Papanicolau por motivos vários, como receio do exame - que é rápido e indolor - e falta de tempo para agendá-lo na correria do dia a dia”, aponta.

Além dos procedimentos preventivos, 38 gestantes tiveram atendimento pré-natal. O pré-natal envolve uma série exames que servem para acompanhar e promover a saúde da mãe e do bebê. Cada etapa da gravidez envolve alguns tipos de procedimentos, como a avaliação da glicemia, exames de HIV, toxoplasmose, rubéola e outros.

Saúde da mulher no ano inteiro

Durante todo o ano, os exames preventivos de colo de útero e pré-natal podem ser realizados nas unidades de saúde do município, mediante agendamento. A expectativa com os mutirões, que deverão ser realizados periodicamente, é de que sirvam de incentivo para quem adia a realização dos procedimentos ou desconhece sua importância.

Com os mutirões, foi possível reduzir significativamente o tempo de espera para esses exames. Ainda assim, a expectativa da Secretaria de Saúde era de atender um número maior de mulheres, conforme comenta o secretário de Saúde: “As unidades foram abertas com demanda livre e, portanto, capacidade de um número muito maior de atendimentos. Mas entendemos que esse foi o primeiro mutirão e esperamos o aumento gradativo da procura nos próximos”. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS