Prefeitura de Camboriú
A Cidade Turista Investidor Estudante Cidadão Imprensa Contato Facebook Twitter Canal no Youtube

Túnel do Tempo celebra o passado de Camboriú com museu temporário em frente à Prefeitura

Quem transitar em frente à Prefeitura de Camboriú entre os dias 1º e 9 de abril terá a oportunidade de conferir um espaço inusitado: montado em uma barraca militar, o Túnel do Tempo é uma espécie de museu temporário que abriga um acervo de imagens, vídeos, equipamentos antigos de trabalho e informações que marcaram época em Camboriú. A ação faz parte da programação de aniversário da cidade, e ficará aberta à visitação diariamente das 14 às 19 horas.

Todo o acervo disponível no Túnel do Tempo foi cedido pela comunidade: inclusive a barraca que o abrigará. Como explica o responsável pelo Turismo, Sandro Rocha, a ideia é justamente mobilizar a comunidade para a preservação e partilha de seus documentos de memória - que é uma das solicitações da Administração Municipal para ações culturais e turísticas a serem desenvolvidas na cidade.

“Teremos alguns equipamentos agrícolas antigos, cedidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Instituto Federal, antigo Colégio Agrícola, comemora aniversário no dia 8 de abril e também disponibilizou materiais que contam da sua história. Outra história que o Túnel do Tempo vai contar é a do Autódromo Rancho Figueira Grande”, explica Sandro.

O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, entende a memória como uma garantia da identidade: “É por meio da recordação e do olhar para o passado que compreendemos de onde viemos e como chegamos onde estamos. Essa compreensão permite o movimento em direção ao futuro. É uma noção que vale tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Por isso consideramos a partilha e o cultivo da memória coletiva como questões importantes”, defende.