Notícias

Saúde bucal da família tem ações estratégicas em Camboriú
03/05/2017
Compartilhar:

Camboriú já conta com a realização de ações estratégicas para promover e recuperar a saúde bucal da comunidade e famílias do Município. Para isso, foram formadas 11 equipes de atendimento - cada uma dispondo de cirurgião-dentista e técnico em saúde bucal. Os trabalhos iniciaram com aplicação de flúor e palestras educativas nas escolas da rede pública: municipais e estaduais. Também foi aberta a possibilidade de agendamento de consulta odontológica em todas as unidades de saúde do município. Além disso, na policlínica agora tem dentista todas as noites.

 

Para incentivar a escovação, a Prefeitura de Camboriú está distribuindo kits dentários para os alunos da rede pública durante palestras educativas que fazem parte do programa de saúde bucal. De acordo com o secretário de Saúde Ronnye Peterson dos Santos, a cada dois meses será realizada a aplicação de flúor para crianças dos 5º e 6º anos. “A primeira dose já foi aplicada. Estamos usando um flúor especial, de alto poder cariostático. Isso significa que ele paralisa o processo de cárie”, explica.

 

As 11 equipes estão distribuídas entre as diferentes unidades de saúde do município, em todos os bairros da cidade, o que aumenta a oferta de atendimento odontológico: “Já está aberto o agendamento de consultas e limpeza dentária em todos os postos de saúde da cidade”, esclarece o secretário. Na policlínica municipal, localizada no centro da cidade, o atendimento odontológico agora é diário: das 17h30min às 22 horas. A Secretaria de Saúde também informa que, em maio, haverá horário estendido de atendimento para incentivar a comunidade a fazer uma avaliação da sua saúde bucal.

 

“Nosso objetivo com mais atendimento e educação para as crianças é recuperar e prevenir os problemas para ter de fato uma promoção da saúde bucal junto às famílias da cidade”, destaca o secretário. O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, estima que as medidas tenham um impacto positivo a longo prazo: “Promover saúde é diferente de tratar doença: envolve medidas sociais e ações integradas para evitar que as pessoas cheguem ao ponto de precisar do atendimento cirúrgico ou de medicamentos mais fortes em primeiro lugar. Queremos melhorar o atendimento básico e, consequentemente, reduzir a demanda dos atendimentos mais complexos”, pontua.

 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS