Limpeza na caixa d'água deve ser feita com frequência
04/05/2017

Limpar a caixa d'água é uma ação simples e muito importante para manter o bem estar e saúde. Essa higienização ajuda a evitar uma série de doenças que podem ser causadas pela água contaminada, inclusive, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a dengue, zika, chikungunya e até a febre amarela. A diretora da Vigilância Sanitária de Camboriú, Josiane Farias, orienta a população a fazer a limpeza a cada seis meses.

Josiane explica que a higienização é fácil e o próprio morador ou comerciante pode fazer, ou então, contratar uma empresa especializada. “O importante é fazer essa limpeza. A água é um meio fácil de contaminação e proliferação de microorganismos que podem provocar muitas doenças, como a gastrenterite infecciosa – que gera vômitos e diarréia, leptospirose, entre outros”, explica.

A diretora reforça que os comerciantes também devem estar atentos à limpeza. “Não adianta só fazer o curso de boas práticas alimentares, cuidar com a preparação dos alimentos se a água estiver contaminada. É imprescindível que todos os estabelecimentos também façam essa limpeza pelo menos duas vezes ao ano”, comenta.

Para a limpeza da caixa d’água, Josiane aponta como prioridade seguir as orientações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas: esfregar as paredes e o fundo da caixa utilizando apenas panos e escova macia ou esponja sem usar sabão, detergente ou outros produtos, retirar a água suja usando baldes e panos e deixando a caixa totalmente limpa.

“Após todo o processo de limpeza, a pessoa deve deixar entrar a água até encher e acrescentar a medida recomendada de hipoclorito de sódio (2,5% para cada 1.000 litros de água) e aguardar por duas horas para desinfecção do reservatório. Depois disso é preciso esvaziar novamente a caixa - esta água também servirá para limpeza das canalizações. Para finalizar é só encher a caixa, tampar corretamente e lembrar de anotar ao lado de fora da caixa a data da limpeza”, conclui Josiane.