Notícias

Fundação Cultural e IFC promovem oficina para estudantes e comunidade
05/05/2017
Compartilhar:
Uma oficina inédita em Camboriú visa promover a integração entre o cinema e a educação. O projeto Diálogos com o Cinema foi criado por docentes do Instituto Federal Catarinense (IFC) e será desenvolvido a partir deste mês, em parceria com a Fundação Cultural. A oficina é gratuita e as vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição. O primeiro encontro será no dia 18 de maio, das 19 às 22 horas, na sede do IFC, no campus de Camboriú.  
 
A professora de artes do IFC, Andréia Bazzo, é uma das representantes do projeto, junto com a professora de sociologia Eliane de Armas. Ela conta que a oficina tem o intuito de envolver a comunidade. “O objetivo é oferecer à comunidade interna e externa um local de reflexão acerca de questões sociais apresentadas nos filmes, considerando temas relevantes no cotidiano social dos indivíduos. Desta forma, estimulando por meio das oficinas, um olhar mais apurado e uma produção criativa dos participantes”, explica Andreia.   
 
Andréia também fala sobre a parceria com a Fundação Cultural. “Fizemos a primeira parceria com a instalação de uma das Gelotecas no IFC. A partir disso, a equipe da fundação mostrou interesse em fazer parte de outros projetos e decidimos fazer em conjunto essa oficina. Acredito que futuramente podem surgir outras atividades integradas”, comenta.  
 
O diretor de projetos e eventos da Fundação Cultural, Luiz Antonio Tecau, reforça a importância da parceria. “O cinema é a sétima arte, esse projeto é muito bacana e importante para ampliar a visão cinematográfica dos envolvidos e unir o Instituto com a comunidade. Quem participar terá uma oportunidade única”, conclui.  

Como participar
 
No total serão disponibilizadas dez vagas para alunos e funcionários do IFC, dez para a comunidade em geral e cinco para a Fundação Cultural.  Podem participar qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita online mediante preenchimento de um formulário disponível no link: https://goo.gl/hLASWn.
 
O projeto será realizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, localizado na Rua Joaquim Garcia, s/n. Algumas sessões também serão realizadas na sede da Fundação Cultural, que fica anexo ao Ginásio Irineu Bornhausen, no centro. As oficinas serão desenvolvidas presencialmente, realizadas uma vez ao mês. 
 
“Após cada aula ministrada, os participantes terão, além das quatro horas presenciais, outras duas horas presenciais ou semipresenciais (a sua escolha) disponíveis para troca de ideias, organização e apresentação de suas sistematizações e reflexões acerca da oficina que realizou”, esclarece a professora Eliane. 
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS