Notícias

Mural de História incentiva pesquisa e comunicação em escola de Camboriú
08/05/2017
Compartilhar:

 A escola municipal Professora Clotilde Ramos Chaves, de Camboriú, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 8, a primeira edição do Mural de História - projeto desenvolvido pelo professor Maurício Bento que vai reconstituir, semana a semana, fatos históricos marcantes para o Município, País e mundo. A cada edição, diferentes grupos de alunos são desafiados a pesquisar informações acerca de acontecimentos datados com o mesmo dia e mês em que o Jornal Mural fica exposto. Segundo o professor, o objetivo da atividade promover nos alunos habilidades de pesquisa, leitura e apresentação visual estética.

“A minha experiência com esse projeto é de que funciona muito bem como estímulo à pesquisa e à leitura. A criação gráfica do mural desafia os alunos a criar e a comunicar a partir do que pesquisaram”, explica o professor responsável. Segundo Maurício Bento, o desafio além de estudar história é resumir e adaptar as informações em forma de notícias de jornal, além de apresentar conteúdos de maneira atrativa. No final do ano, os alunos responsáveis pelos Murais de História mais interessantes serão premiados pelo professor.

Os temas apresentados são livres, desde que estejam ligados aos dias da semana em que o jornal está exposto. Nesta primeira edição, quatro alunas do 9º ano foram responsáveis pelo conteúdo apresentado e relembraram fatos como a eleição de Nelson Mandela como presidente da África do Sul em 9 de maio de 1994, após o Apartheid. “O projeto envolve toda a escola, porque além de notícias tem poemas e intervenções que provocam a interação. Muitos professores acabam usando como ferramenta pedagógica, levando alunos de todas as séries para discutir algum tema do Mural de História”, explica Maurício.

O Mural de História do Grupo Escolar Municipal Clotilde Ramos Chaves envolve o trabalho de cerca de 90 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes vão se revezar em grupos para, até o final do ano, trocar semanalmente as informações e a arte do projeto, sob a orientação do professor de história, a fim de sempre atrair a atenção dos alunos e professores que circulam na unidade.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS