Notícias

Vacinação contra a gripe está abaixo da expectativa em Camboriú
15/05/2017
Compartilhar:

Cerca de 540 pessoas foram imunizadas no último sábado, dia 13, durante o Dia D de Combate à Gripe em Camboriú. O número ficou bem abaixo da expectativa da Secretaria de Saúde, que organizou mutirão de atendimento com o objetivo de vacinar de duas a três mil pessoas no final de semana. A campanha de vacinação começou no dia 17 de abril e a meta é atender gratuitamente 16 mil moradores, mais vulneráveis ao vírus. Mas até agora apenas 49% desse público procurou as unidades de saúde.

Para atingir a meta de vacinação, o secretário de Saúde Ronnye Peterson dos Santos trabalha junto à Vigilância Epidemiológica na elaboração de um plano de ação que vai envolver diretamente as agentes comunitárias de Saúde. “Vamos nos reunir com todas as agentes do Município para fortalecer, inclusive com busca domiciliar, o percentual de moradores imunizados nos grupos de atendimento prioritário”, explica o secretário.

O secretário de Saúde também alerta a população para a importância da vacina: “No ano passado, Santa Catarina teve o maior índice de gripe entre todos os estados do Brasil. A tendência neste ano é de novamente termos prevalência nos casos. É urgente que a população mais vulnerável procure as unidades de saúde”, reforça Ronnye Peterson.

Os grupos que recebem a vacinação gratuitamente são: idosos; gestantes e mães com bebês de até 45 dias; crianças de até 5 anos; profissionais de Saúde; professores e monitores de ensino; portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Segundo o secretário de Saúde, a demora da chegada do frio ajuda a explicar a baixa procura pela imunização. “O clima ainda está agradável, o que pode deixar a população despreocupada com a gripe. Mas lembramos que demora pelo menos duas semanas para que a vacina deixe o organismo imune”, alerta.

Para receber a vacina gratuitamente é necessário pertencer a um dos grupos considerados mais vulneráveis, além de apresentar a carteira do SUS. Professores e monitores de ensino também devem apresentar comprovante de que estão em sala de aula. Quem não possui carteira do SUS pode realizar o cadastro rapidamente em qualquer Unidade de Saúde mediante apresentação de CPF, RG, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de residência. A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio.

 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS