Notícias

44 camboriuenses se formam em Curso de Corte e Costura
07/07/2017
Compartilhar:

Na próxima sexta-feira, dia 14, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú realiza a cerimônia de formatura das turmas do primeiro semestre do Curso de Corte e Costura. O evento será às 19 horas, no auditório da Prefeitura, e terá desfile com peças confeccionadas pelas próprias alunas, confraternização e entrega de certificados. No total, 44 alunas das turmas dos bairros Monte Alegre e Areias recebem a certificação. 

Costureira em Camboriú há 38 anos, Francisca Neuci Pontalde, 55, é a professora da turma do Monte Alegre. Assim como muitas de suas alunas, ela também ingressou na carreira depois de fazer um curso gratuito de corte e costura. Agora Francisca usa sua experiência para ensinar outras mulheres. “Aos 16 anos eu tinha que cuidar das crianças e arrumar um trabalho e vi na costura uma saída. Seguindo essa profissão criei meus filhos, fiz uma carreira e comprei a minha casa. Quando comecei a dar aulas, a primeira coisa que falei para as alunas foi: ‘tenham empenho, se dediquem e valorizem essa oportunidade, isso pode mudar a sua vida’”, conta.

A professora de educação infantil, Sônia Regina de Souza Machado, 41 anos, sempre quis aprender a costurar para usar a habilidade dentro da sua profissão. “Comecei porque queria fazer fantasias para as crianças da escola e roupas para a minha família. É uma oportunidade maravilhosa, a professora nos ensina com carinho e paciência”, comenta. Sônia é moradora do bairro Monte Alegre e gostou tanto do curso que vai se inscrever novamente para continuar no próximo semestre.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andreia de Souza Machado, ressalta que o curso é uma forma de resgatar a autoestima dessas mulheres. “As alunas utilizam o conhecimento adquirido para produzir peças para seu próprio vestuário, para suas famílias ou até conseguir um emprego. Esse é um projeto muito importante para nossa comunidade”, destaca Andreia.

Para Francisca, cada peça que as alunas concluem é motivo de orgulho. “Será gratificante ver minhas alunas desfilando suas próprias peças e recebendo o certificado. São apenas quatro meses de curso, passa muito rápido, mas quem fica até o final vê que vale a pena. Já tenho aluna empregada como costureira”, conta.  As turmas do Curso de Corte e Costura também foram responsáveis por produzir as peças do kit de enxoval doado para o Grupo de Gestantes, outro projeto da Secretaria.

Mais sobre o curso

O curso de corte e costura é totalmente gratuito e tem 100 vagas - 60 para as turmas do bairro Monte Alegre e 40 para as turmas do bairro Areias. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, com horários definidos conforme o fechamento das turmas.  O tempo de duração do curso é de aproximadamente quatro meses.  As aulas são ministradas em dois locais: Na Casa da Costura do Bairro Areias, que fica na Rua Minas Gerais, nº 1.142, com as turmas do período matutino e vespertino. Na Casa da Costura do Bairro Monte Alegre, que fica na Rua Monte Orizada, nº67, com as turmas no período vespertino e noturno. As inscrições para o curso do segundo semestre serão abertas ao final de julho e a previsão de início das aulas é em agosto. Para outras informações: (47) 3365 0607. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS