Notícias

Estudantes de Camboriú promovem exposição sobre Semana de Arte Moderna
10/07/2017
Compartilhar:

Os alunos do 9º ano da escola municipal Artur Sichmann, de Camboriú, prepararam uma exposição de arte para toda a escola. O objetivo foi compartilhar com as outras turmas e comunidade escolar o momento em que o Brasil começa a desenvolver sua própria identidade artística e literária: a Semana da Arte Moderna, de 1922. O trabalho foi liderado pela professora de Língua Portuguesa Josiane Fidelis. “Não tem como trabalhar literatura dissociada da história da arte”, explica a professora. Por isso, antes de os alunos começarem a estudar sobre os autores brasileiros na disciplina de Josiane, a professora propôs o projeto.

“Discutimos muito em sala de aula sobre a Semana de Arte Moderna. Lemos textos, ouvimos músicas e conhecemos artistas. Aí, surgiu a questão: como tornar visível e acessível para as outras séries o que estávamos pesquisando? Como transformar esse conhecimento em algo prático, que realmente expandisse a sala de aula?”, conta a professora. A solução encontrada foi montar uma exposição de arte, em que cada grupo de alunos pudesse apresentar um artista brasileiro, suas produções e história, para a comunidade escolar.

Além de fazer com que o aprendizado se ampliasse para fora da sala de aula, a professora Josiane Fidelis acredita que a exposição foi uma maneira de levar mais arte e cultura ao cotidiano de todos os alunos. “A escola tem que propiciar isso de alguma maneira. Todas as linguagens artísticas foram exploradas, não só a literatura, mas também música e artes visuais. Foi um trabalho completo”, conclui. 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS