Notícias

Curso de Panificação e Confeitaria oferece capacitação e muitas oportunidades aos camboriuenses
25/07/2017
Compartilhar:

Oferecido pela Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Curso de Panificação e Confeitaria é gratuito e oportuniza aos camboriuenses, além de aprimorar habilidades, gerar uma renda extra na família e encontrar uma nova profissão. A turma deste semestre conta com 25 alunos que se formam ao final de agosto. Muitos já estão trabalhando na área, alguns dentro de padarias e outros de forma autônoma.

O padeiro responsável pela Escola de Panificação, Arnaldo da Silva, conta que os alunos são dedicados, têm muita vontade de aprender e preparam as receitas sempre com amor e atentos às instruções.  “Nessa profissão é preciso ter muito amor pelo o que faz, se não o pão nem cresce. Você prepara o alimento para outras pessoas, precisa colocar carinho na massa, ainda mais para ensinar o que você sabe”, revela.

Arnaldo começou cedo na profissão. Hoje com 48 anos de idade, 38 foram dedicados à padaria; iniciou como ajudante e depois virou padeiro. Atuou por 22 anos no Instituto Federal Catarinense (IFC) e atualmente trabalha como autônomo e professor do curso de panificação e confeitaria. “Essa área está em crescimento, precisa de mão de obra qualificada e quem segue o caminho consegue boas oportunidades, muitos fazem outra especialização depois e até uma faculdade de gastronomia”, comenta.

O curso tem duração de aproximadamente três meses – iniciou no final de maio e os alunos saem com uma profissão, muitos já trabalhando e com certificado em mãos. “O curso é rápido, mas completo. Aqui eles aprendem desde a selecionar e manusear os ingredientes até a parte técnica, com aulas teóricas e práticas, as receitas, preparo da massa, o tempo de forno, a decoração dos bolos, até os segredos, cada detalhe faz a diferença”, explica Arnaldo.   

O vendedor Carlos Roberto Proença, 37 anos, já atua no segmento fazendo papel de arroz comestível e buscou o curso para expandir o negócio e fazer uma renda extra. “O curso é muito bom, mas depende muito de você colocar tudo o que aprendeu em prática, se não esquece. Vejo como uma porta que se abre”. A diarista Grasiella Gonçalves Rodrigues, 33 anos, também está aproveitando para complementar a renda da família. “Quando vi a vaga já corri fazer. Amo cozinhar. Aprendi a fazer um bolo de milho delicioso. Agora quando faço as limpezas as pessoas já encomendam meus pães e bolos, fico muito feliz. O curso me deu essa possibilidade”, destaca.

Delícias do curso vão para os alunos das creches  

Pães salgados e doces, bolos de chocolates, fubá, milho, tortas diversas, cucas, pizza e todas as delícias produzidas durante as aulas do Curso de Panificação e Confeitaria ajudam a abastecer e compor o lanche das crianças de creches e escolas de Camboriú. A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado, conta como funciona: “Aproveitamos essa produção para destinar o alimento para nossas crianças, afinal o curso funciona de segunda a quinta-feira e é uma forma de aproveitar essas delícias”.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS