Notícias

Começam as aulas dos 25 matriculados no primeiro curso do SENAI em Camboriú
15/08/2017
Compartilhar:

Roberto Santos da Silva, de 37 anos, mudou-se para Camboriú porque queria uma cidade mais tranquila para viver e agora busca boas oportunidades de se inserir no mercado de trabalho. Para aumentar suas chances, matriculou-se no curso de Eletricista e Instalador Industrial e Predial – oferecido pelo SENAI em parceria com a Prefeitura.  “Estou há muito tempo a procura de uma oportunidade como essa. O que busco é um bom conhecimento para me formar e entrar no mercado”, relata. Assim como Roberto, os outros 24 alunos dessa primeira turma chegaram pontualmente ao Caminhão do SENAI para a aula inaugural do curso, que foi realizada na noite da segunda-feira, dia 14, no bairro Taboleiro. Os encontros serão três vezes por semana, das 18h30min às 22h30min, até dezembro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, esse curso é o primeiro resultado de uma parceria que deve disponibilizar ainda outras oportunidades de capacitação profissional para que a população de Camboriú tenha acesso a boas colocações no mercado de trabalho. “Levantamos que 30% da mão de obra qualificada que trabalha em Camboriú é de fora da cidade. Queremos que 100% das opções de vagas possam ser ocupadas por pessoas que moram aqui”, defende Fidêncio.

Muito rapidamente, em apenas três dias, esgotaram-se as 25 vagas disponibilizadas para esse primeiro curso. Para o diretor regional do SENAI/SC, Geferson Luiz dos Santos, a alta procura demonstra que a população espera por oportunidades de formação profissional. “O SENAI enxerga Camboriú como uma das cidades com um dos maiores potenciais não só regional, mas em Santa Catarina. Mas tem que equilibrar uma balança, que é o montante da população em relação à quantidade de empregos. Essa iniciativa vai retornar não apenas em oportunidades de emprego, mas também de empreendedores”, acredita.

Sob medida     

Maira Brandão, responsável pelas relações com mercado do SENAI/SC em Balneário Camboriú, Itajaí e – agora – Camboriú, explica que o curso de Eletricista e Instalador Industrial e Predial foi feito sob medida para o Município. “Para oferecer um diferencial solicitado pela Prefeitura e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a gente unificou dois cursos. Isso a gente não vende no balcão. Fizemos exclusivo para esse atendimento”, revela.

Os dois cursos unificados são o de Eletricista e Instalador Predial e o de Eletricista e Instalador Industrial. Com a unificação dos cursos, o currículo oferecido conta com 220 horas de aula que incluem as matérias em comum das duas matrizes originais: eletricidade básica e segurança no trabalho. Além disso, o novo curso também oferece todas as matérias específicas de cada habilidade.

Rodrigo Fidêncio conta que o modelo do curso foi definido com base em informações sobre as necessidades das empresas da cidade tanto no setor industrial quanto na construção civil, de maneira a acelerar a inserção dos profissionais no mercado.

Mais desenvolvimento

O professor Rodrigo Weiler, responsável por capacitar os camboriuenses matriculados na turma, formou-se eletricista pelos cursos oferecidos pelo SENAI e há 4 anos ensina a profissão em Balneário Camboriú. Sua expectativa agora é contribuir com a carreira dos novos alunos. “Espero poder acompanhar a evolução dos alunos à medida que vão adquirindo conhecimento e ocupando posições no mercado. Tudo o que se investe em educação, o mínimo que seja, sempre vai gerar retorno”, disse.

Elcio Kuhnen, prefeito de Camboriú, informou que a Prefeitura segue em articulação com o SENAI/SC para trazer outros cursos à cidade. As próximas turmas devem receber qualificação profissional para atuar na área têxtil, já que indústrias desse setor sinalizaram que planejam investir na cidade. “Queremos criar cada vez mais oportunidades aperfeiçoamento e formação profissional. É um investimento que vai alavancar o desenvolvimento do nosso Município”, conclui.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS