Notícias

Camboriú terá Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
15/09/2017
Compartilhar:

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizará no dia 22 de setembro a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Camboriú. O encontro é aberto à comunidade e visa tratar assuntos voltados à educação, assistência e saúde pública das pessoas com deficiência, além de elencar diretrizes para a área. A Conferência será realizada na Câmara de Vereadores – localizada na Rua Siqueira Campos, n° 480, no Centro. 

Para abrir a Conferência, três palestras serão ministradas. O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, irá abordar o contexto da saúde pública para pessoas com deficiência em Camboriú. Um panorama sobre direitos legais e benefícios assegurados por lei será tratado pela assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Rose Neide Pagliosa. Já questões de educação e socialização serão apresentadas pelo professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Odimar Lorenset. 
 
A presidente do Conselho, Lucimar Machado Cainelli, a Lucinha, comenta que melhorias para a vida das pessoas com deficiência devem estar em discussão de forma recorrente. “Nós sabemos que a pessoa com deficiência passa por dificuldades todos os dias. Com a Conferência, o Conselho espera dar voz às pessoas com deficiência, para que possam apresentar propostas, solicitar melhorias e até elogiar o que já é feito no município”, enfatiza. 
 
Após as palestras, serão realizadas discussões dos três eixos simultaneamente. Todas as proposições formuladas e apresentadas em plenária final serão base de um documento que será direcionado aos órgãos e setores públicos competentes. Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado, a Conferência exerce um papel inclusivo e integrador. “A integração de diferentes setores faz com que sejam fortalecidas as ações desenvolvidas, melhorando a efetivação das políticas públicas para as pessoas portadoras de deficiências, assegurando os direitos e garantindo o exercício da cidadania”, finaliza.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS