Notícias

Mais de duas mil crianças e adolescentes foram às Unidades de Saúde para atualizar vacinas
18/09/2017
Compartilhar:

A campanha nacional de multivacinação da população abaixo dos 15 anos iniciou no dia 11 de setembro e, até agora, 2.178 crianças e adolescentes de Camboriú já procuraram as Unidades de Saúde da cidade para atualizar suas cadernetas de imunização. Foram 1.339 crianças entre 0 e 9 anos, sendo que apenas 40% desse grupo estava com as vacinas desatualizadas – um total de 536. Entre os adolescentes de 9 a 14 anos, 839 procuraram os profissionais de Saúde do Município e, desse grupo, 361 precisou atualizar vacinas.

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Fabíola Rigo da Cruz, os números são positivos, porque representam uma boa taxa de cobertura em Camboriú.  “Pedimos que todos os pais e responsáveis procurassem as Unidades de Saúde para conferir se de fato as vacinas estavam em dia. Ficamos satisfeitos de saber que mais da metade dos que nos procuraram estava com a caderneta de vacinação atualizada”, comemora.

Como algumas vacinas do calendário vacinal do SUS tiveram seu público ampliado para incluir adolescentes, Fabíola reforça o chamado para que pais e responsáveis confiram as cadernetas de seus filhos junto aos servidores da Secretaria de Saúde. “A campanha vai até a sexta-feira, dia 22, e todas as Unidades de Saúde têm vacinas disponíveis. Não deixem para a última hora para evitar filas”, reforça a enfermeira. As Unidades de Saúde de Camboriú atendem à população de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17h.

Sábado foi o “dia D” com recreação para as crianças

No sábado, dia 16, as Unidades de Saúde de Camboriú atenderam em regime de plantão para a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes da cidade. Servidores do Município se fantasiaram de Zé Gotinha e outros personagens infantis, os postos de atendimento foram decorados, houve distribuição de doces e foram oferecidas atividades recreativas para as crianças. Tudo isso para incentivar e facilitar o momento da vacinação. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Josiane Farias, o dia foi de grande movimento nas Unidades de Saúde, e se intensificou no final da tarde.

“Tivemos uma grande procura durante todo o dia, com um grande movimento principalmente no final do sábado. Agradeço a todas as equipes que se dedicaram muito para deixar o momento da vacinação mais alegre e fácil para as crianças, principalmente aos profissionais da epidemiologia, pelo grande empenho na campanha. Os pais também merecem parabéns pela participação e pelo bom número de comparecimento nas Unidades”, completa.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS