Prorrogadas até terça-feira as inscrições para o curso de Modelagem e Costura Industrial em Camboriú
21/09/2017

As inscrições para o curso de Modelagem e Costura Industrial do Vestuário – que está sendo oferecido em Camboriú por meio da parceria entre Prefeitura e SENAI – foram prorrogadas até a terça-feira, dia 26. São 20 vagas disponíveis para a formação, que inicia em outubro deste ano e deve durar até março do ano que vem. Moradores de Camboriú com idade a partir de 18 anos podem se inscrever entre as 13 e 19 horas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na rua Olga Bernardes Amorim, 127 – no Centro.

A unidade móvel em que serão realizadas as aulas de Modelagem e Costura Industrial ficará estacionada até o final do curso no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida – rua Guaraparim, nº 304, no bairro Taboleiro. As aulas serão oferecidas à noite, nas terças, quintas e sextas-feiras. Para se inscrever, é preciso morar em Camboriú, ter a partir de 18 anos e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Quem tem filhos menores de idade, também precisa apresentar a certidão de nascimento. O valor do curso para os estudantes será de 8 vezes de R$ 157,80.

Maira Brandão, responsável pelas relações com o mercado no SENAI da região, explica que o currículo do curso engloba três módulos: Modelagem, Costurabilidade e Qualidade, e Prática de Costura. “Os alunos vão aprender desde a parte de modelagem, que inclui anatomia, tabelas de medidas, elasticidade dos tecidos, marcação e técnicas de modelagem. No módulo Costurabilidade e Qualidade, entre outras coisas vão aprender sobre como a analisar os principais defeitos e classificar as costuras”, conta.

O último módulo – Prática de Costura – é o mais longo: dura 100 horas do curso, que tem carga horária total de 200 horas. Segundo Maira, o objetivo é permitir que os estudantes dominem o uso das máquinas, tecidos, exercitem tipos de costura, compreendam todo o processo de costura e acabamentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, explica que o curso é uma grande oportunidade para a população, porque vai atender às necessidades do mercado de trabalho da cidade. “Já temos empresas na região que precisam de profissionais qualificados e outras duas indústrias do ramo têxtil estão se preparando para investir em Camboriú. Com esse conhecimento, abrir seu próprio negócio na área também será uma possibilidade para muitos alunos”, acredita.