Começam as aulas do modelagem e costura industrial pelo SENAI em Camboriú
18/10/2017

A aula inaugural do curso de Modelagem e Costura Industrial do Vestuário – oferecido em Camboriú por meio de parceria entre Prefeitura e SENAI – foi realizada na noite dessa terça-feira, dia 17. Os 22 moradores matriculados se reuniram às 18 horas no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Taboleiro, onde ficará estacionada a unidade móvel, ou sala de aula, até o final da formação de 200 horas. A carreta adaptada é totalmente climatizada e conta com maquinário moderno, mesas de corte e modelagem, manequins e outras ferramentas e insumos para o aprendizado.

Neila Bertram, de 41 anos, é uma das alunas dessa turma. Ela se mudou recentemente de Curitiba para um sítio no interior de Camboriú. Tem uma tia na cidade que também costura e pretende abrir um ateliê em breve. O objetivo de Neila é se qualificar profissionalmente para empreender com ela. “No primeiro dia de aula, já gostei muito da explicação do curso. Vamos ter um bom desenvolvimento técnico e prático, senti segurança”, comenta.

Outra aluna da turma é a camboriuense Tania Avelino Rocha, de 52 anos. Ela costura há cerca de seis anos, mas resolveu retornar à sala de aula para se aperfeiçoar. Na opinião de Tania, a capacitação dos profissionais é fundamental, mas também é preciso fomentar mais negócios na cidade. “É importante esse modelo de cursos, porque hoje em dia o emprego é escasso e quanto mais você se aperfeiçoar, mais chance tem”, defende.

Numa breve cerimônia que marcou a abertura das aulas, dois empresários do ramo têxtil da região estiveram presentes a convite do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, como forma de incentivar os alunos a persistirem na capacitação. O vice-prefeito de Camboriú, Ramon Jacob, também participou da aula inaugural e comemorou a parceria com o sistema FIESC/SENAI, que viabilizou o curso.

O currículo do curso de Modelagem e Costura Industrial do Vestuário oferecido em Camboriú é formado por três módulos: Modelagem; Costurabilidade e Qualidade; e Prática de Costura. O módulo modelagem inclui saberes sobre anatomia do corpo, tabelas de medidas, elasticidade dos tecidos, marcação e técnicas. No módulo Costurabilidade e Qualidade, entre outras coisas, os estudantes vão aprender sobre como a analisar os principais defeitos e classificar as costuras. O último módulo, Prática de Costura, terá duração de 100 horas em que será possível testar e aplicar todas as técnicas aprendidas com os diferentes tecidos, insumos e maquinário.