Notícias

Alunos de Camboriú vivenciam rotina dos Poderes Legislativo e Executivo
27/10/2017
Compartilhar:

Trinta alunos de escolas de Camboriú acompanharam a rotina do serviço público ao lado de representantes do Legislativo e do Executivo, nessa quarta-feira, dia 26. A vivência fez parte do programa Cidadão Mirim, organizado pela Secretaria de Educação. As crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos de idade, conheceram as estruturas físicas da Câmara de Vereadores, Prefeitura, das Secretarias e Fundações, além das atribuições e deveres dos representantes. O dia foi encerrado com uma sessão na Câmara. 

“Exercer um cargo político não é fácil. Requer tamanha responsabilidade e dedicação para representar nosso município”. Com essas palavras, Mariana Mafra Dalago, de 15 anos, iniciou a redação selecionada para representar a escola municipal Artur Sichmann durante o Cidadão Mirim. Mal sabia ela que iria alcançar o cargo mais alto do Poder Público no projeto: o de prefeita mirim. 
 
Ao lado do prefeito, Elcio Rogério Kuhnen, Mariana participou de uma entrevista em emissora de rádio, conheceu os setores do Paço Municipal, acompanhou o andamento de obras e entregou medalhas para o pódio do handebol feminino durante o JECAM. “Não esperava que o dia a dia fosse esse, nem que a Prefeitura fosse tão grande e tão organizada. Ações como o Cidadão Mirim possibilitam que a gente expresse a opinião, além de aprender sobre coisas que nem imaginávamos que existiam”, pontua.   
 
O prefeito Elcio Kuhnen acredita que o projeto não se resume ao dia em que as crianças passam com os representantes dos Poderes no município. “Esses estudantes que nos acompanharam são alunos destaque em suas escolas, por seu comprometimento e interesse em aprender sobre cidadania e serviço público. Agora, eles têm a missão de retornar para a sala de aula e compartilhar com os colegas tudo o que aprenderam e vivenciaram”, defende. 
 
Laila Alessandra Virgilio, da escola municipal Profª. Clotilde Ramos Chaves, foi secretária mirim de Desenvolvimento e Assistência Social e, além de conhecer todos os setores vinculados à Secretaria, participou de uma audiência pública no Fórum Municipal sobre o levantamento social de um dos loteamentos da cidade. “Achei que o trabalho feito aqui é um dos mais importantes para o município. As ações ajudam Camboriú em todos os âmbitos”, comenta.
 
A secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa, acredita que todos as escolas, cidadãos e representantes participaram com entusiasmo do projeto. “O Cidadão Mirim cumpriu seu o papel de mostrar a importância e a realidade do Poder Público às crianças e adolescentes de Camboriú. Precisamos mostrar desde cedo como é a organização em sociedade, bem como estimular a cidadania. Só tenho a agradecer pelo envolvimento, desde o período de atividades preparatórias até o dia de vivências”, finaliza.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS