Notícias

Prefeitura de Camboriú amplia cemitério municipal Jardim das Acácias
01/11/2017
Compartilhar:

O cemitério municipal Jardim das Acácias, no bairro Rio do Meio, foi ampliado em 980 metros quadrados pela Prefeitura de Camboriú. A medida possibilita a colocação de mais 160 sepulturas. Além da ampliação, nesta semana a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também instalou 300 metros de rede de fornecimento de água nos cemitérios Central e do Rio do Meio, sendo 150 metros em cada. Os dois cemitérios também tiveram toda a iluminação pública revitalizada na última semana.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Eliomar Getúlio Pereira, adequou o terreno, cercou com muro e realizou a instalação da rede de abastecimento de água. Segundo o prefeito Elcio Kuhnen, a ampliação é uma maneira de atender a necessidade da população até que um novo cemitério seja construído.

“Criamos uma força-tarefa articulada entre as secretarias de Obras, Planejamento Urbano e Administração, além da Fundação do Meio Ambiente, para realizar a instalação de um novo cemitério. É um trabalho complexo porque exige não só recursos financeiros, mas também uma série de regras e adequações ambientais”, explica Elcio.

Orientações para feriado de Finados

Quem for visitar os túmulos de seus entes queridos nesse dia de Finados deve ficar atento a algumas orientações para evitar a criação de pontos de acúmulo de água, que servem para proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, a Zica e a Chikungunya. “Os cemitérios são locais estratégicos, que vistoriamos a cada 15 dias. Só neste ano, já identificamos mais de 40 focos próximo aos cemitérios da cidade”, conta Fábio Murilo de Souza, supervisor de campo do Programa de Combate à Dengue na cidade.

A principal orientação para a comunidade é que levem as flores em potes furados, sem pratinho e preferencialmente sem embalagens. “Muitas pessoas levam os vasos de flores com o celofane ao redor do potinho, que fica mais bonito, mas ele acaba acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito”, esclarece Fábio.

Ao longo dos últimos dias, a equipe de Combate à Dengue tem visitado as floriculturas de Camboriú e deixado termos de informação, em que pedem que sejam vendidos somente vasos já furados. “Precisamos da conscientização da comunidade, porque são doenças sérias”, reforça o supervisor de campo. Na semana seguinte ao feriado de Finados, a equipe do Programa irá visitar os dois cemitérios municipais para realizar um mutirão de limpeza, recolhendo plásticos, potes sem furos e outros recipientes que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Os materiais recolhidos serão destinados ao Ecoponto da cidade.

Missas nos cemitérios

Haverá a celebração de missas nos cemitérios da cidade ao longo de todo o dia 2 de novembro. No cemitério Central, serão realizadas missas às 8h30min, às 10h, às 15h e às 17h. No cemitério do Rio do Meio também estão marcadas missas para os mesmos horários (8h30min, 10h, 15h e 17h). A comunidade que mora no interior da cidade poderá assistir celebrações no Cemitério da Imaculada Conceição, na localidade de Vila Conceição, junto à Igreja, às 9h30min e às 15h.

No mesmo dia também haverá a celebração de uma missa de Finados às 20 horas no Salão Paroquial da paróquia do Divino Espírito Santo, no centro.

 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS