Vigilância Sanitária inicia fiscalizações em cantinas de escolas de Camboriú
03/11/2017

A Vigilância Sanitária de Camboriú iniciará fiscalizações em cantinas de escolas a partir da próxima segunda-feira, dia 6. As vistorias visam avaliar os alimentos que estão sendo comercializados nos locais e sensibilizar os responsáveis quanto a necessidade de uma alimentação adequada – e de acordo com a Anvisa – para crianças e adolescentes. A ação contemplará unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, além do Instituto Catarinense Federal (IFC).

A diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, comenta que o projeto surgiu após visitas em algumas escolas de Camboriú. “Os fiscais perceberam a venda de alimentos que não estão de acordo com o que preconiza a Anvisa. Refrigerantes, salgados, doces. Muitas crianças e adolescentes são diabéticas, possuem problemas de sobrepeso, intolerância a lactose, entre outros exemplos. O objetivo da ação é promover a de saúde para eles e prevenir contra essas ou outras doenças associadas à alimentação inadequada”, pontua.

Fiscais da Vigilância Sanitária e um nutricionista irão realizar as fiscalizações. Além da análise do que é comercializado, serão verificadas questões de armazenamento e repassadas orientações acerca do assunto. Estima-se que sejam visitadas de duas a três escolas por dia. “É preciso reforçar que não queremos interferir no funcionamento das cantinas das escolas. Só pretendemos proporcionar uma alimentação saudável para os alunos de Camboriú”, finaliza Josiane.