Notícias

Projetos de Camboriú são selecionados para prêmio de Educação
07/11/2017
Compartilhar:

Dois projetos de Camboriú foram selecionados para o Prêmio Ana Moreira de Educação: “Trânsito, uma mobilização na escola”; e “Revista do Aluno 2017”. Ambos foram realizados com os estudantes da Escola Municipal Básica Professora Ivone Terezinha Garcia, no bairro Santa Regina. Os vencedores serão aqueles que conquistarem mais votos até o dia 10 de novembro. A votação é online e aberta ao público no site do Congresso Catarinense de Educação (Concate). O evento será realizado em Itajaí nos próximos dias 18 e 19.

O projeto “Trânsito, uma mobilização na escola” foi idealizado pelos professores Alaíde Alves Leite, Elizabeth Quasne e Jucimar Mattos da Silva, que mobilizaram os alunos durante a Semana Nacional do Trânsito. Eles tiveram aulas de sensibilização e mapearam, no entorno da escola, melhorias que poderiam ser feiras na sinalização para aumentar a segurança dos estudantes. “Os alunos ficaram bastante conscientes e empolgados por nós fazermos um trabalho, de certa forma, oficial, já que produzimos uma carta-ofício com as solicitações e entregamos pessoalmente no Departamento Municipal de Trânsito”, explica o professor Alaíde.

O outro projeto camboriuense, “Revista do Aluno”, é um trabalho desenvolvido desde 2009 nas aulas de Língua Portuguesa do professor Alaíde Alves Leite. A proposta do educador é que cada aluno identifique o assunto que mais lhe interessa e produza textos e artes para uma revista com informações sobre o tema. O objetivo, segundo o professor, é incentivar a escrita.

“Esse projeto é maravilhoso porque todos se sentem motivados a escrever, já que eles escolhem um tema que seja do seu maior interesse”, defende. Segundo o professor Alaíde, seus alunos produziram 97 revistas neste ano e a empolgação foi tão grande que uma das estudantes escreveu mais de 87 páginas em sua revista.

Para votar em dos projetos das escolas de Camboriú é preciso acessar o site do Concate no endereço http://concate.com.br/premio/index.html. Além de homenagear os vencedores do prêmio Ana Moreira de Educação, o Congresso Catarinense de Educação ainda espera receber cerca de 1500 professores do estado para debaterem sobre a importância de seu trabalho e seu impacto na sociedade. Ao todo, 23 iniciativas de escolas catarinenses foram selecionadas para concorrer à premiação.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS