Adolescentes de Camboriú participam de qualificação para inserção no mercado de trabalho
09/11/2017

Vinte adolescentes cadastrados no Programa Jovem Aprendiz, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú, participaram de uma palestra sobre preparo pessoal e inserção no mercado de trabalho, nesta quinta-feira, dia 9. Dentre os temas abordados durante a qualificação estão comportamentos adequados dentro de uma empresa, como preparar um currículo, processos de seleção, além de entrevistas de emprego e remunerações. A palestra foi realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Durante a qualificação, três adolescentes foram selecionados para vagas de estágio do CIEE. A coordenadora do programa, Osnilda Monteiro de Lima, comenta que a palestra visa preparar os adolescentes para inseri-los no mercado de trabalho. “Temos um número de inscritos muito grande. Queremos motivá-los e muni-los de informação a respeito da forma correta a se apresentar e portar. Temos consciência que os jovens têm carência de informação. Essa capacitação os deixa mais preparados e aptos para essa nova fase da vida”, ressalta.

Os adolescentes foram selecionados por agentes sociais do CRAS, de acordo com caráter socioeconômico e questões de vulnerabilidade social, para a capacitação. Todos foram divididos em seis grupos e as qualificações continuam até dia 14 de dezembro, às quintas-feiras. As próximas palestras serão em parceria com a Associação Du Projetus; a Gerar; a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi); e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado, acredita que toda forma de capacitação é um acréscimo para o crescimento profissional e pessoal dos adolescentes. “O Jovem Aprendiz colabora para o desenvolvimento desses adolescentes e os proporciona novas experiências, hábitos, rotinas, além de posturas adequadas para o mercado de trabalho”, enfatiza.