Saúde de Camboriú realiza sensibilização sobre diabetes
10/11/2017

A Secretaria de Saúde de Camboriú irá realizar uma ação de sensibilização sobre diabetes na terça-feira, dia 14, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção e Combate à doença. Serão ofertados aos moradores testes para avaliação do nível de glicemia, orientações farmacêuticas e nutricionais. A ação, que tem parceria do Lions Clube do município, será realizada na Praça das Figueiras, no Centro, das 9 às 17 horas.

Dentre as orientações que serão repassadas estão o perigo decorrente de interações medicamentosas, a necessidade de dosagens corretas de medicamentos e alimentos que podem ou não ser consumidos por pessoas diabéticas. Panfletos com informações gerais serão entregues aos moradores. O indicado para quem for realizar a testagem é que esteja de jejum, de 8 à 12 horas – o que torna o parâmetro de análise mais assertivo.

A diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, comenta que a ação visa munir os moradores de informações e promover a detecção precoce de possíveis casos da doença. “O intuito do trabalho é prevenir a população. Muitas pessoas possuem a doença e não tem ideia. Em conjunto com outras, se não tratada, pode levar a infartos, cegueiras, úlceras na pernas e até a morte. O índice de diabéticos é alto e precisamos nos atentar a isso”, enfatiza.

O diabetes é uma síndrome causada pela falta de insulina e, como consequência, o aumento de glicose no sangue. Dentre os principais sintomas da doença – que é dividida em tipologias – estão sede excessiva, emagrecimento e vontade frequente de urinar. São solicitados exames laboratoriais para diagnóstico, além das testagens. A doença não tem cura, mas é possível controlar o nível de açúcar por meio de dietas, medicações e acompanhamento médico.

Testes para aferição do nível de glicemia são realizados diariamente nas Unidades de Saúde de Camboriú. “Com cuidados simples, a doença pode ser evitada e controlada. Os moradores precisam conhecer informações relacionadas ao diabetes. Isso impulsiona uma vida saudável e evita complicações futuras”, ressalta o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos.