Futebol da Prevenção é adiado para a próxima sexta-feira, dia 24
17/11/2017

A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que foi adiado o evento Futebol da Prevenção, que seria realizado nesta sexta-feira, dia 17, no espaço Kadiz Esporte & Lazer. O local de realização permanece o mesmo, mas o jogo e a palestra serão na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 18 horas. As atividades iniciam com uma palestra sobre cuidados necessários para promover a saúde dos homens e seguem com partidas de futebol, que serão organizadas na hora, entre os presentes. Não é preciso se inscrever para participar. O espaço fica localizado na Alameda Kadiz, nº 111, no bairro Taboleiro.

O secretário de Saúde Ronnye Peterson Nasser dos Santos explica que essa é uma das ações programadas para marcar o Novembro Azul na cidade. “Temos outras três palestras programadas, além do atendimento exclusivo aos homens em algumas datas e horários específicos nas Unidades Básicas de Saúde pelos médicos da família”, reforça. Além disso, a Prefeitura também investiu na contratação de 60 exames urológicos em uma clínica para ajudar a reduzir a demanda do município.

As outras palestras previstas têm como foco os idosos, empresários, servidores da Secretaria de Obras e comunidade em geral. A palestra para os idosos que participam do Grupo de 3ª idade Raio de Sol será realizada na quarta-feira, dia 22, no centro de Múltiplo Uso Alice Testoni, a partir das 14h30min. Ainda na mesma data, a Rede Feminina de Combate ao Câncer promove outra palestra, com um urologista, aberta à comunidade no Auditório da Prefeitura, às 19 horas.

Na Secretaria de Obras, o evento de sensibilização dos homens para que reforcem os cuidados com sua saúde será na sexta-feira, dia 24, a partir das 7 horas. A programação de eventos educativos sobre o Novembro Azul encerra no dia 30, uma quinta-feira, com palestra voltada aos empresários da cidade, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas às 19h30min – o evento conta com o apoio da CDL e da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).

Atendimento aos homens nas Unidades de Saúde

Durante todo o mês de novembro, os profissionais de saúde do município estarão orientando os homens que passarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade sobre a importância de se cuidarem e do diagnóstico precoce. As mulheres também serão incentivadas a replicar essas informações com seus companheiros e filhos.

“Cada Unidade Básica de Saúde tem seu cronograma específico, mas em todas haverá orientação sobre saúde dos homens ao longo de novembro”, explica o secretário Ronnye Peterson Nasser dos Santos. Na UBS do Centro, toda sexta-feira de manhã até o final do mês, o médico da família fará consultas apenas com os homens. No bairro São Francisco de Assis, o atendimento exclusivo aos pacientes do sexo masculino será realizado no dia 14, no horário estendido das 17 às 20 horas.

No Santa Regina, ficarão reservadas as quintas-feiras para as consultas agendadas para os homens. No Cedro, o atendimento exclusivo será nas terças-feiras. A UBS do Conde Vila Verde também fará os atendimentos todas as terças-feiras. “Também haverá ações específicas nas UBS CAIC, Rio Pequeno, Braço e Macacos. Os moradores podem entrar em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro para conferir as atividades programadas”, completa o secretário Ronnye Peterson.