Prevenção às DSTs é tema de palestra para idosos de Camboriú
21/11/2017

A Prefeitura de Camboriú promove nesta quarta-feira, dia 22, uma tarde de orientação sobre cuidados importantes com a saúde na terceira idade. O evento integra o cronograma da Secretaria de Saúde para o Novembro Azul e tem como público os idosos que participam do Grupo da Terceira Idade Raio de Sol. Durante o encontro, o psicólogo Ricardo Sanches Pinheiro vai abordar temas relacionados à saúde do homem remetendo a questões sobre sexualidade e prevenção de doenças com foco nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids.

Sanches é mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e atua no programa IST/Aids no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT) do Município. Segundo ele, a ideia é estimular a procura pelos testes rápidos para as infecções sexualmente transmissíveis, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura no CEDIT. “Vou falar sobre o contexto da Aids e tentar romper preconceitos, inclusive sobre o uso preservativo”, explica o profissional.

As últimas pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que entre a população com mais de 65 anos, de 4% a 5% convive com o vírus HIV. Na avaliação do prefeito Elcio Kuhnen, é importante abordar esses temas já que a falta de informação prejudica a promoção da saúde. “O número de idosos que contraem infecções transmitidas sexualmente mais que dobrou na última década e nós sabemos que o preconceito em relação ao uso do preservativo influencia muito nisso”, aponta Elcio.

Entre as infecções sexualmente transmissíveis mais propagadas entre os idosos atualmente, além da Aids, o Ministério da Saúde aponta ainda Sífilis, Herpes e Gonorreia. “A maneira mais eficaz de evitar o contágio continua sendo o uso do preservativo”, reforça o secretário de Saúde Ronnye Peterson Nasser dos Santos.

Ele destaca, ainda, que os testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e HIV podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde do Município ou no próprio CEDIT – que atende na Rua Urias Bernardes, número 52 – ao lado do Pronto Atendimento do Hospital. Não é necessário agendamento nem requisição médica para ser atendido no CEDIT: basta levar documento com foto.

A palestra sobre o tema será ministrada a partir das 14h30min no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes, que fica na Avenida Minas Gerais, ao lado do Centro de Educação Infantil Neide Merísio Molleri.

Novembro Azul segue com mais palestras

Na sexta-feira, dia 24, a partir das 7 horas, a Secretaria de Obras sedia um o evento de sensibilização dos servidores para que reforcem os cuidados com sua saúde. Na mesma data, também será realizado o Futebol da Prevenção no espaço Kadiz Esporte & Lazer. As atividades iniciam com uma palestra sobre cuidados necessários para promover a saúde dos homens e seguem com partidas de futebol, que serão organizadas na hora, entre os presentes. Não é preciso se inscrever e qualquer morador pode participar. O espaço fica localizado na Alameda Kadiz, nº 111, no bairro Taboleiro.

Outras duas palestras programadas têm como foco os empresários e comunidade em geral. O grupo de moradores que articula a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Camboriú promove na terça-feira, dia 28, uma orientação aberta à comunidade com o urologista Marco Antônio Ribeiro no Auditório da Prefeitura. O médico vai falar sobre prevenção do câncer de próstata e cuidados com relação à saúde do homem. O evento seria realizado, a princípio, nessa quarta-feira, 22, mas foi adiado.

A programação de momentos educativos sobre o Novembro Azul encerra no dia 30, uma quinta-feira, com palestra voltada aos empresários da cidade, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas às 19h30min – a ação conta com o apoio da CDL e da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).