Ação sobre HIV/Aids realiza mais de 60 testes rápidos em Camboriú

Mais de 60 testes rápidos para detecção de HIV foram realizados durante a ação de sensibilização realizada nesta sexta-feira, dia 1° de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Camboriú por meio do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT), contou também com orientações de prevenção e entrega de panfletos educativos. Cerca de 600 preservativos – entre feminino e masculino – foram entregues aos moradores. A ação foi realizada na Praça das Figueiras, das 9 às 15 horas.

A coordenadora do CEDIT, Gabriela Garcia Torres Pereira, acredita que a ação foi bem recebida pelos moradores, principalmente pelo período da manhã. “Funcionários da Saúde abordaram as pessoas que passavam pela Praça, explicaram a importância da prevenção e dos testes, deixando as pessoas mais seguras para realizar o teste”, comenta.

Durante a ação de sensibilização, um teste rápido apresentou reagente positivo para o vírus. O morador em questão fez um teste confirmatório e, com a comprovação do contágio, foi encaminhado ao CEDIT para iniciar o acompanhamento e o tratamento medicamentoso. “Moradores que não possuíam um documento com foto original não conseguiram realizar a testagem, mas foram orientados a procurar uma Unidade de Saúde. Atualmente, os testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos bairros, também para detecção de Sífilis e Hepatites B e C”, pontua o secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos. As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.

A moradora A.S., de 26 anos, soube da ação por meio de uma amiga. Mãe há 10 anos, não realizava testagens desde a gestação, apesar das consultas recorrentes com ginecologista. “A maioria das pessoas se esquece de procurar e, quando menos se espera, vem a notícia do contágio por alguma doença sexualmente transmissível. Essa ações servem como alerta para a população”, acredita.

Panfleto com orientações

Os folders entregues aos moradores apresentam informações sobre o tratamento, formas de prevenção, importância do uso do preservativo, cuidados necessários com a camisinha, além de elencar as infecções sexualmente transmissíveis mais comuns – HIV, Sífilis, Hepatite B, gonorreia, cancro mole, entre outras. Ilustrações indicando o correto uso dos preservativos, também estão no panfleto.