Notícias

Equipes de Saúde Bucal realizaram mais de 95 mil procedimentos odontológicos em Camboriú este ano
06/12/2017
Compartilhar:

As equipes de Saúde Bucal de Camboriú realizaram 95.811 procedimentos odontológicos só neste ano. Restaurações e raspagens periodontais foram os procedimentos mais recorrentes: 10.948 e 5.391 atendimentos, respectivamente. O número total inclui, ainda, extrações, curativos e limpezas, realizadas diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Saúde que, de acordo com o secretário Ronnye Peterson Nasser dos Santos, avaliou os resultados tanto das medidas curativas – como os procedimentos realizados nas UBS – quanto preventivas, como as ações educacionais e orientações oferecidas à população.

“Além dos procedimentos odontológicos, as equipes também realizaram ações nos Centros de Educação Infantil e nas escolas municipais. Cerca de 11 mil alunos, até o 5° ano do Ensino Fundamental, participaram das ações de educação em saúde”, explica Ronnye. Dentre os trabalhos realizados nas unidades de ensino, estão 78.268 escovações supervisionadas – ligadas ao Programa Sorria Camboriú – e aproximadamente 350 atividades lúdicas, contações de histórias, apresentações de teatro e palestras sobre os cuidados necessários para a saúde bucal.
 
“Acredito que conseguimos atender a população com fluidez e de forma positiva, superando as expectativas. As crianças amaram as ações nas escolas e isso ficava evidente com o sorriso nos rostos delas”, avalia a coordenadora de Saúde Bucal do município, Fabiana de Souza. “A tendência é melhorar. Planejamos outros serviços e programas para o próximo ano”, completa. 
 
Atualmente, a Saúde Bucal do município é formada por cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal. Treze dentistas atuam nas Unidades de Saúde dos bairros. Moradores que necessitam dos serviços podem realizar agendamento às terças e sextas-feiras, a partir das 7 horas nas unidades. Gestantes, idosos, crianças e pacientes com necessidades especiais possuem prioridade.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS