Notícias

Mais de 2 mil alunos de Camboriú receberam orientações sobre combate às drogas
06/12/2017
Compartilhar:

O Núcleo de Prevenção e Combate às Drogas e Pedofilia de Camboriú realizou palestras para 2.165 alunos de dez escolas municipais e estaduais ao longo deste ano. Dentre os temas discutidos estavam as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas, prevenção ao bullying, uso adequado de redes sociais, relações com família e amigos, combate ao suicídio e à pedofilia. 

“As palestras buscavam orientar os adolescentes sobre os perigos que eles podem enfrentar e as consequências decorrentes de más escolhas. Os resultados dos trabalhos foram positivos. Os índices de casos de abandono do lar, de uso de drogas, entre outros exemplos, diminuíram entre os adolescentes, se comparados aos anos anteriores. Isso, principalmente, graças à parceria com o Conselho Tutelar do município”, comenta o coordenador do Núcleo, Valmor Dalago. 
 
As palestras foram realizadas nas escolas municipais Abalor Américo Madeira, Abelardo Torquato Rosa, Anita Bernardes Ganancini, CAIC, Domingos Fonseca, Lucinira Melo Rebelo e Profº Artur Sichmann. Os colégios estaduais Profª Maria Terezinha Garcia, Profº José Arantes e Profº Mário Garcia também discutiram os temas.  
 
Em 2017, além das palestras nas escolas, foram realizados 16 atendimentos relacionados aos desaparecimentos de moradores: oito adolescentes, cinco adultos e três crianças. Onze adultos e sete adolescentes foram internados em clínicas ou comunidades terapêuticas – cadastradas junto à Prefeitura – por conta de vício em álcool ou outras drogas. 
 
Trabalhos realizados pelo Núcleo
 
Profissionais do Núcleo de Prevenção acolhem moradores que necessitam de atendimentos ou orientações voltados ao uso de drogas e casos de pedofilia, principalmente ligados à infância e adolescência, ou casos repassados pelo Conselho Tutelar. Os trabalhos consistem no acolhimento e encaminhamento para serviços específicos. 
 
“Em casos vício em drogas, por exemplo, os profissionais acolhem o morador, direcionam para acompanhamento com psicólogo no Centro de Atenção Psicossocial e, se necessário, para a internação. Acompanhamos todo o processo até a recuperação, nos casos de sucesso”, enfatiza Valmor. 
 
O Núcleo de Prevenção e Combate às Drogas e Pedofilia está localizado na Rua Presidente Costa e Silva, n° 329, no Centro de Camboriú (anexo à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS