Notícias

Gestantes de Camboriú recebem kits com enxoval e produtos de higiene
12/12/2017
Compartilhar:

Foram entregues nesta terça-feira, dia 12, os 25 kits com enxoval de bebê e produtos de higiene para as moradoras que participam do grupo de gestantes organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Camboriú. A entrega, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município, beneficiou futuras mamães de 15 meninas e 10 meninos. 

Francielle Santana, de 25 anos, é moradora do bairro Conde Vila Verde e está grávida pela primeira vez. A jovem será mãe da pequena Ana Letícia, que é esperada para a segunda semana de janeiro. “Participar do grupo de gestantes foi muito significativo pra mim. Tudo que eu aprendi foi uma surpresa. Não há como pontuar algo que me marcou mais. Cada informação compartilhada era uma novidade. Saio mais preparada, apesar de nervosa”, diz a gestante, com um sorriso estampado no rosto. 
 
“Este é um momento muito importante. Tentamos oferecer a assistência que essas moradoras precisavam durante o curso, a fim de sanar qualquer dúvida que possuíam e deixá-las mais seguras durante a gestação e para o pós-parto. Os desejos são os melhores para todas elas”, reforça a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado. 
 
Cada kit entregue as gestantes possuía uma banheira, talco, shampoo, sabonete, perfume, lenço umedecido, chupeta, chocalho, duas mamadeiras e 12 fraldas. Além disso, um edredom, travesseiro, fronha e cinco conjuntos – produzidos por profissionais da Casa da Costura – completaram o enxoval. 
 
Durante três meses, as gestantes participaram de palestras sobre a saúde delas como grávidas e do bebê. Os temas discutidos nos encontros quinzenais incluíam cuidados no pré-natal, planejamento familiar, alimentação saudável nos primeiros meses de vida, entre outros. A coordenadora do CRAS, Gisele Giana Cardoso, destaca a importância da participação de todos na execução do projeto. “A sensação é de dever cumprido. Só temos a agradecer o empenho das gestantes, bem como dos parceiros voluntários. Espero que os encontros tenham acrescentado na vida dessas mulheres e que elas nunca se esqueçam que ser mãe é um milagre de vida”, comenta.
 
O grupo Abelhinhas, formado por senhoras de Balneário Camboriú que desenvolvem atividades sociais na região, presentou cada gestante com um kit extra composto por 30 fraldas descartáveis, dois cueiros, toalha de banho, travesseiro, duas fronhas, lençol, manta de lã, quatro conjuntos pagão, três sapatinhos, dois pares de meia, dois panos de boca, além de casaco de lã, tip-top e dois conjuntos de roupa para passeio. O programa Mãos que ajudam, ligado à Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias, completou os kits com três cueiros para cada mulher.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS