Notícias

Prefeitura de Camboriú pavimenta com concreto trecho da Rua Monte Meru
13/12/2017
Compartilhar:

Os moradores do alto da Rua Monte Meru, no bairro Monte Alegre, vão transitar a partir de agora numa via pavimentada com concreto, em vez da estrada de terra com que estavam habituados. A Prefeitura de Camboriú, por meio da subsecretaria de Obras e Serviços Urbanos do Distrito de Monte Alegre, liberou o uso da via nesta quarta-feira, dia 13, depois de concluída a preparação do solo, instalação de meio fio, de boca de lobo e concretagem. O subsecretário Dirceu Pires, responsável pela obra, explica que essa era uma antiga solicitação da comunidade local, que contribuiu com força de trabalho para a realização do serviço.

“Os moradores do local sofriam com a dificuldade de subir na lama ou na poeira. Ficamos muito felizes de conseguir atender a essa comunidade ainda neste ano”, comenta Dirceu Pires. Para não retirar servidores da prestação de nenhum serviço essencial de rotina, como a desobstrução de bocas de lobo, patrolamento e limpeza urbana, Dirceu contou com a mobilização da comunidade local, que contribuiu com mão de obra para acelerar a concretagem da Rua Monte Meru. Com a ajuda da comunidade, em apenas cinco dias de trabalho a concretagem dos 50 metros de estrada – equivalentes a 26 m³ de material – estava completamente concluído.

Um dos moradores que contribuiu com os trabalhos foi Adilson Pedroso Gonçalves, de 37 anos, que há 10 anos mora com a esposa Simone Conceição Gonçalves na Rua Monte Meru. Foi ali que Adilson criou seus filhos e, segundo ele, desde que se mudou para o local pede ao Poder Público que realize a pavimentação. “Eu ajudei, meu genro também, junto de alguns vizinhos e amigos que nem moram aqui, mas são solidários. Se a Prefeitura compra o material e a comunidade ajuda, todos ganham. Já fizemos essa proposta outras vezes, mas agora fomos ouvidos”, relata.

Simone Conceição conta que já presenciou muitos vizinhos caindo de moto ou a pé na rua em dias de chuva. “O filho de uma vizinha perdeu 10 dias de aula por causa da chuva, porque não conseguiam sair nem entrar no morro. Meu pai idoso já caiu e se machucou aqui. Agora está muito mais seguro para todos”, comemora a moradora.

Dirceu Pires contabiliza cinco trechos de ruas em morros que estão incluídas no planejamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para receber concretagem nos próximos meses. Entre elas, estão Monte Castelito e a Santo Elias. O concreto custa em torno de R$ 280 o metro cúbico – portanto, foram investidos cerca de R$ 8 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Camboriú, para fazer os 26 m³ do trecho em morro da Rua Monte Meru.

Rua Tereza Evangelista é a próxima a ser concretada

Com a entrega da Rua Monte Meru, os servidores da subsecretaria de Obras do Distrito de Monte Alegre já iniciaram, nesta quarta-feira, dia 13, a preparação de um trecho da Rua Tereza Evangelista – também em morro – que será concretado nos próximos dias. A preparação inclui nivelação do solo com patrola, passagem de rolo compressor e aplicação do meio fio – estágio em que se encontra a Tereza Evangelista no momento.

O morador Angelim de Melo Alves, no local há 23 anos, comemora a obra. “Agora todo mundo vai conseguir sair e voltar de casa sem precisar deixar o carro ou a moto lá no pé do morro. Isso valoriza o bairro, valoriza a rua, dá dignidade para o morador”, defende. A estimativa da Prefeitura é de que na terça-feira, dia 19, seja aplicado o concreto no local. Se não chover, a Rua Tereza Evangelista estará liberada para trânsito da comunidade já na próxima quinta-feira, dia 21.

“Muitos moradores nos pedem por esse serviço e sabemos que ele é importante para todos. Mas nossa prioridade nesse momento, com os recursos que temos, é de atender quem mais sofre, quem não consegue chegar ou sair de casa e, por isso, não pode ir ao trabalho ou levar os seus filhos para a escola quando chove”, esclarece o subsecretário de Obras do Distrito de Monte Alegre.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS