Secretaria de Agricultura de Camboriú tem atendimento veterinário para pecuária local
28/02/2018

A produção pecuária de Camboriú conta com o apoio da Secretaria de Agricultura por meio de atendimento veterinário de animais de grande porte e inseminação artificial de bovinos. Interessados em utilizar os serviços podem agendar junto à Secretaria por telefone, no 3365 0707, ou pessoalmente na Rua José Francisco Bernardes, nº 258, no Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.

De acordo com o último relatório da Cidasc, a produção rural de animais no município conta com um rebanho cadastrado de 2.534 bovinos, sete bubalinos (búfalos), 119 coelhos, 5.206 galinhas, 796 equinos e 65 suínos. O Secretário de Agricultura, Eduardo Melo Rebello, o Dado, destaca que o atendimento veterinário por meio da pasta se destina apenas aos animais de grande porte. “O produtor pode agendar veterinário para bovinos, equinos e suínos”, reforça.

Para inseminação artificial, a Secretaria conta ainda com um banco de sêmen que contempla seis raças de bovinos: Holandês, Nelore, Simental, Angus, Gir e Guzerá. Em 2017, foram realizadas mais de 70 inseminações artificiais com o apoio da Secretaria de Agricultura em Camboriú. “O atendimento também foi aperfeiçoado com a compra de um botijão de nitrogênio, para armazenamento do sêmen. Produtores interessados em reproduzir uma dessas raças podem nos procurar para receber esse auxílio”, completa Dado.

Apoio em maquinário

Além do atendimento veterinário para pecuaristas, a produção agrícola de Camboriú também conta com apoio da Secretaria de Agricultura por meio de maquinário. O agendamento funciona da mesma maneira, junto à Secretaria por telefone ou pessoalmente. Entre o maquinário disponível estão tratores, roçadeiras e carretas agrícolas.