3ª Tarde Literária leva a história de Camboriú para a Praça das Figueiras
04/04/2018

Maquetes de pontos históricos, fotos de antes e depois, desenhos e colagens, redações, pinturas em tela. Trabalhos pedagógicos sobre a história de Camboriú foram expostos durante a 3ª Tarde Literária, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 4. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, reuniu obras de alunos de Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas do município na Praça das Figueiras, no Centro. A exposição abriu a programação de aniversário de 134 anos da cidade.

Alunos da escola municipal Andrônico Pereira fizeram uma apresentação de dança sobre a colonização para a abertura do evento. “O objetivo principal desta edição era estimular o resgate da história de Camboriú. As escolas se empenharam e os resultados deixam qualquer um maravilhado”, analisa a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa. “Essa iniciativa consegue sensibilizar as próximas gerações a valorizar o município, a reconhecer, com orgulho, as belezas da cidade”, completa.

Miguel Correa, de cinco anos, estuda no Jardim de Infância Padre Sérgio Maykot e confeccionou – com a ajuda da família – uma maquete da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Para a criança, o local é um dos símbolos mais marcantes de Camboriú. A obra, assim como as demais expostas pela turma, foi produzida após várias visitas a pontos do município, organizadas pela coordenação da creche.

Professores do CEI Professor Orlando Souza Filho abordaram tópicos variados com as crianças em sala de aula para a produção dos trabalhos pedagógicos. Dentre as obras expostas no estande estavam a bandeira do município, a fim de estimular o sentimento cívico, e um barco de papel que retratava o Rio Camboriú. Alguns alunos estavam vestidos de robalo, em alusão a palavra Cambori, que historiadores apontam dar nome a cidade.

“Camboriú tem várias histórias e memórias marcantes. Queríamos mostrar isso para as crianças por meio da confecção desses trabalhos. É importante que as crianças saibam sobre o município em que moram”, aponta a supervisora da unidade de ensino, Francine Dalago Demétrio.