Fucam divulga jingle da coleta seletiva
24/07/2018

A Fundação do Meio Ambiente (Fucam) de Camboriú divulgou nesta terça-feira, dia 24 de julho, o jingle da coleta seletiva de materiais recicláveis. A música Limpa Camboriú foi escrita pelas adolescentes Geovanna Beatriz Alves Abelha, de 14 anos, e Ludmila Kauanny dos Santos Fiaes, de 15, que estudavam na escola municipal Abalor Américo Madeira. O jingle, produzido num estúdio de São Paulo, irá tocar no caminhão que realiza o itinerário.

O servidor responsável pelo serviço, Alexandre de Souza Metsger, acredita que o jingle irá alertar a comunidade sobre a importância da coleta. “A canção é bem escrita, de fácil fixação e ficará na cabeça dos moradores. Alguns moradores esquecem de separar os materiais ou até de colocar em frente às residências no dia da coleta. A música irá alertá-los disso”.

A Fucam lançou um concurso para escolher o jingle da coleta seletiva. Em novembro de 2017, a canção das garotas foi selecionada por uma comissão técnica. Ludmila, que já participou do Programa Tatu de Educação Socioambiental, compartilha que a canção surgiu durante uma brincadeira. “Enquanto os professores explicavam sobre, eu cantei o coro e a diretora gostou. Cinco minutos depois, escrevi o resto da música e mandamos para avaliação”, explica. Como premiação, as adolescentes ganharão ingressos para o parque Beto Carrero World.

Confira a letra da canção Limpa Camboriú na íntegra:

A coleta seletiva vamos encarar
pra Camboriú sempre avançar
e nessa brincadeira eu já decorei
que do meio ambiente eu sempre cuidarei

[refrão]
pra Camboriú reciclar:
separe o lixo, separe o lixo, separe o lixo
pra Camboriú reciclar:
separe o lixo, separe o lixo, separe o lixo

O itinerário

A coleta seletiva foi ampliada em junho deste ano. Os bairros do Distrito Monte Alegre e a área rural de Camboriú passaram a ser contemplados pelo serviço. O Município estipulará ainda dois pontos para entrega voluntária (PEV) no trevo da Vila Conceição e outro em frente ao Salão do Gustavo, na localidade do Braço.

Às segundas-feiras, a coleta é realizada nos bairros Areias e Taboleiro. Os bairros Monte Alegre, Santa Regina e Toca são atendidos nas terças-feiras. Quarta-feira o serviço passa pela Avenida Santa Catarina, Centro, Jardim Bela Vista e Várzea do Ranchinho. Os materiais recicláveis de moradores do Cedro, Conde Vila Verde, Jardim Aliança, Jardim Paraíso, Lídia Duarte e Rio Pequeno, são recolhidos às quintas-feiras. O itinerário encerra na sexta-feira com as localidades do Braço e Macacos, Rio do Meio, Santa Clara e São Francisco de Assis.