Definidos detalhes do Desfile Cívico de Camboriú
01/09/2018

A Secretaria de Educação de Camboriú promoveu, esta semana, uma reunião para ajustar os últimos detalhes do Desfile Cívico de 7 de setembro. O encontro reuniu membros da comissão organizadora e representantes de todas as instituições que irão marchar durante o ato.

O desfile está marcado para às 8h30min. Todas as instituições envolvidas iniciarão a concentração às 8 horas nas ruas José Rebelo da Cunha, Oscar Vieira, Heitor Santos, Evelina Vieira e Lourenço Coppi – de acordo com um roteiro pré-estabelecido. O trajeto da marcha será a Rua Coronel Benjamin Vieira e trecho da Rua Gustavo Richard, até a Rua Maria da Glória Pereira.

O pelotão da Prefeitura, formado pelo secretariado e vereados municipais, abrirá os trabalhos. A fanfarra dos veteranos vem logo em seguida. Cerca de 50 ex-integrantes do grupo, que tocaram entre os anos de 1980 e 2000, levarão os sons dos fuzileiros, caixas, bumbos e repiques para o desfile. “A reunião dos membros é uma iniciativa muito bonita. Acredito que vai ser uma apresentação emocionante”, compartilha a presidente da Fundação Cultural, Judite da Silva Piza.

A orquestra municipal, ligada à Fundação, irá apresentar o hino nacional aos presentes. O palanque ficará na esquina entre as ruas José Francisco Bernardes e Gustavo Richard. Cada pelotão deverá ter entre 50 e 80 integrantes, além de usar faixas ou bandeiras de identificação. “Muitas pessoas por instituição deixaria o desfile cansativo. Estabelecemos uma limite para que seja um desfile confortável para todo mundo”, explica a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.

A ordem de pelotões segue com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; APAE; AMA; Miss Infantil; 11 Centros de Educação Infantil (CEIs); três pré-escolas; três escolas unificadas; 13 escolas municipais; CEMJA; e duas unidades de ensino estaduais. Participarão do desfile também o Grupo Kaiorra; Associação Kadiz; grupos de escoteiros; igrejas do município; Banda Musicor; secretarias e fundações municipais; além de grupos de paintball; jipeiros; trilheiros; e cavaleiros do 1° Acampamento Farroupilha. Outras instituições ainda irão confirmar a presença.

Só será permitido o uso de veículos e cavalos durante o desfile mediante cadastro prévio. “Já registramos problemas em outras edições do desfile envolvendo condutores alcoolizados. Com essa restrição, evitaremos que alguma vida seja colocada em risco. Esta é uma data de ordem, civismo e disciplina”, declara o capitão Tiago Ghilardi, comandante da 1ª Companhia de Camboriú.