Notícias

Aplicativo possibilita o envio de comunicados de vazamento de água ou esgoto em Camboriú
24/09/2018
Compartilhar:

Os moradores de Camboriú poderão comunicar vazamentos de água ou esgoto em vias públicas por meio de um aplicativo de celular a partir do dia 2 de outubro. A plataforma foi criada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), com apoio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), para fiscalizar as perdas do sistema de saneamento. O serviço já está disponível e o lançamento oficial no município será realizado no gabinete do prefeito, às 10 horas.

“Atualmente, registramos uma perda de, em média, 30% a 40% do volume de água que sai da estação de tratamento e chega até as residências. Nossa intenção, além de qualificar o atendimento para os moradores, é diminuir a perda de volume produzido, os custos operacionais e, consequentemente, as tarifas”, declara o gerente de regulação da Aresc, Silvio César dos Santos Rosa.
 
O aplicativo está disponível para download gratuito tanto para usuários de Android como do sistema IOS. Ao acessar a plataforma, o morador só precisa cadastrar nome, contato telefônico e relatar o tipo de ocorrência (vazamento de água ou de esgoto) – o endereço é registrado automaticamente se o GPS estiver ligado. O último passo é o anexo de fotos do vazamento. Após o envio, a ocorrência é direcionada, por meio da Ouvidoria da Aresc, para a concessionária Águas de Camboriú. “O usuário recebe uma notificação pelo aplicativo assim que a equipe termina o serviço, o que qualifica o atendimento”, explica o gerente de regulação da Aresc.
 
“Como é uma ferramenta tecnológica, vamos conseguir alcançar um número maior de moradores. Vai ficar mais fácil registrar as ocorrências, uma vez que a maioria dos munícipes têm um celular nas mãos, e, assim, termos uma resposta rápida das ocorrências. Sabemos que a demanda aumenta no verão, que nossa capacidade de tratamento de água é limitada e que a escassez hídrica no Rio Camboriú é um risco sempre. Essa devolutiva da Aresc, após a audiência pública acerca do tema, promovida pela Prefeitura, vem para melhorar o cenário na cidade e reafirmar o trabalho fiscalizador do Poder Público”, compartilha a secretária de Saneamento Básico, Liara Rotta Padilha Schetinger.
 
O aplicativo da Aresc foi lançado em 2017, de forma piloto, apenas na grande Florianópolis. Atualmente, o serviço já é disponibilizado para Criciúma, Porto Belo e Içara. “Só na grande Florianópolis, o aplicativo recebe 900 notificações por mês. A recepção nos outros municípios não se iguala, mas esperamos que em Camboriú isso mude”, finaliza Silvio.
 
Foto: Divulgação/Aresc
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS