Defesa Civil e Corpo de Bombeiros simulam abandono de área em escola de Camboriú
13/11/2018

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camboriú, em parceria com o Corpo de Bombeiros, ministrou dois simulados de abandono de área nesta terça-feira, dia 13. Os exercícios foram com alunos da escola municipal Prof° Artur Sichmann, no Centro. A atividade faz parte da programação de sensibilização sobre redução de riscos e desastres, promovida pelo Governo do Estado para relembrar os danos causados pelas enchentes de 2008.

Durante a simulação, o diretor da escola identificou um foco de incêndio, acionou o alarme e os alunos evacuaram as salas em fila indiana até o pátio, abaixados e com as vias respiratórias cobertas. Assim que chegaram na unidade de ensino, os bombeiros identificaram a origem do incidente, imobilizaram a vítima e fizeram o transporte dela até os demais alunos. O caminhão do Corpos de Bombeiros também foi utilizado durante o exercício.

O 2° Sargento do Corpo de Bombeiros, João Paulo Stüpp Francisco, parabenizou a organização dos alunos, mas também passou algumas orientações após o exercício. “É importante que, em casos de incêndios, os alunos sigam os professores, não fiquem desesperados e desçam com calma as rampas ou escadas”, declarou. Em fala, ele ainda alertou sobre os riscos de trotes e explicou a diferença entre o serviço da corporação e do Samu – que atende ocorrências clínicas. “É fundamental que as crianças saibam como proceder. Assim evitarão desordens e pessoas machucadas durante sinistros”.

Programação de sensibilização

A programação de ações de sensibilizações sobre redução de riscos e desastres conta ainda com um plantio de plantas nativas nas margens do Rio Camboriú, agendado para esse sábado, dia 17, às 8 horas; um passeio ciclístico pelas áreas atingidas pela inundação de 2008, no dia 24 de novembro; e uma audiência pública sobre a manutenção do decreto que suspende as aprovações de projetos para construção de loteamentos. O encontro será no dia 27 de novembro, no bairro Santa Regina, às 19 horas.

“Em 2008, nosso problema maior foram as enchentes. Principalmente no Centro, na área rural e nos bairros Santa Regina e Monte Alegre. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a responsabilidade que cada um possui, além do Poder Público”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Flávio Geraldo.

Galeria de Fotos