Notícias

Secretaria de Saúde promove palestras sobre a saúde do homem
20/11/2018
Compartilhar:

Nessa quinta-feira, dia 22, a Secretaria de Saúde vai realizar uma palestra para servidores das Secretarias de Obras, Agricultura e Desenvolvimento e Assistência Social. O evento faz parte da programação do Novembro Azul e tem como objetivo orientar os homens sobre cuidados com a saúde e os riscos de câncer. A palestra será no galpão da Secretaria de Obras, às 10 horas.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Jalice Medeiros Rosa, o exame de câncer de próstata ainda é um tabu que precisa ser quebrado. “Os homens têm muita resistência e pouca informação. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 25% dos homens com mais de 50 fazem o exame”, declara.
 
Além da palestra com o médico Urologista Marco Antônio Ribeiro terá um bate papo com a coordenação do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit). Durante o evento serão realizados testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. “Estamos promovendo não apenas o diálogo e a prevenção do câncer de próstata, mas a melhoria na saúde dos homens, no geral”, explica a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
 
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por doença entre homens. A cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Cerca de um em nove homens será diagnosticado com esse tipo de câncer durante a vida.
 
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS