Notícias

Cedit de Camboriú promove ação de sensibilização sobre HIV nesse sábado
29/11/2018
Compartilhar:

O Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) de Camboriú irá realizar uma ação de sensibilização nesse sábado, dia 1° de dezembro. A equipe fará testagens rápidas para detecção de HIV, repassará orientações de prevenção e entregará panfletos informativos, lubrificantes e preservativos – masculino e feminino. A ação, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, será na Praça dos Expedicionários, no Centro, das 8 às 12 horas.

Os moradores interessados em fazer o teste devem apresentar um documento oficial com foto. “Esperamos a participação da comunidade. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o paciente iniciará o tratamento e melhor será sua qualidade de vida. Assim, ele irá evitar que o vírus HIV evolua para a Aids”, declara a coordenadora do Cedi, Michelly Fachin.
 
Para sanar as dúvidas da comunidade, caixas lacradas estão dispostas nas Unidades de Saúde do município. Os pacientes que têm vergonha podem, de forma sigilosa, depositar questionamentos acerca do assunto. Nas próximas semanas, a equipe do Cedit fará um balanço das dúvidas e irá respondê-las por meio de cartazes informativos.
 
Números no município
 
Camboriú já registrou, só este ano, 108 novos casos de HIV. Os pacientes com exames positivos são encaminhados para coleta de quantificação pra carga, no qual se verifica se a pessoa é portadora do vírus ou da doença. Além das medicações, todos passam por atendimento psicológico, de enfermagem e médico no Cedit – inclusive pessoas diagnosticadas com Aids. “Alguns meses após o início do tratamento, a carga viral do paciente se torna indetectável, fase que não há mais chances de transmissão”, explica Michelly.
 
Teste rápidos
 
Testagens rápidas para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C são realizadas diariamente nas Unidades de Saúde dos bairros. Os moradores interessados podem buscar pelo atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS