Secretaria de Assistência Social forma 46 alunas do curso de costura em Camboriú
12/12/2018

Quarenta e seis moradoras de Camboriú receberam a certificação de conclusão do curso de Corte e Costura na noite de terça-feira, dia 11. As alunas foram certificadas após quatro meses de aulas de facção, promovidas gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município.

A cerimônia de formatura contou com um desfile de peças produzidas pelas alunas durante o curso. As moradoras Jusseramara Cristina Scartom e Cintia Reis Teodoro desfilaram ao lado das filhas Helen Scartom Maksimiuk e Natália Teodoro dos Santos, respectivamente.

“É tão lindo quando temos algo a aprender ou ensinar. Apesar das dificuldades, essas mulheres persistiram e concluíram o curso. Espero que não parem de buscar os próprios sonhos a partir de agora” comenta a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado. “Algumas alunas já conseguiram trabalhos ou serão autônomas, o que irá refletir no aumento da renda da família e até no bem-estar delas mesmas”.

Silvana de Oliveira Pontes, de 34 anos, soube do curso pela internet. “Costura sempre foi uma área que me atraiu”, compartilha a moradora do Centro, que costumava fazer roupas para as bonecas na infância. “Agora, com o certificado, quero ter meu próprio negócio. Nem que seja por conta, fazendo reparos em casa”, declara.

O curso de Corte e Costura foi ministrado pelas professoras Francisca Neuci Pontaldi e Rose Mari Borba. Durante as aulas, as alunas aprenderam noções sobre design de vestuário, modelagem, manutenção de maquinário, corte e medidas, entre outras técnicas. Algumas peças de enxoval para bebês, produzidas por elas, foram entregues ao grupo de gestantes organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).