A Prefeitura de Camboriú realizou audiência pública sobre interligação de transporte público
20/12/2018

A Prefeitura de Camboriú, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Viação Praiana, realizaram na noite desta quarta-feira, dia 19, uma audiência pública. Foi discutido o serviço de interligação das rotas do transporte público dentro do município. A audiência foi realizada no auditório do paço municipal. Cerca de 20 pessoas participaram, entre representantes da prefeitura, Praiana, vereadores e comunidade.

O projeto de integração foi apresentado pelos funcionários da empresa de transporte. Vereadores e comunidade fizeram uso da palavra, apesentaram suas ponderações e deram sugestões. O projeto foi aprovado e a implantação começa a partir de 1º de fevereiro.

A empresa e a prefeitura vão começar a fazer a divulgação através da mídia. Na próxima semana funcionários da Praiana darão início ao cadastramento dos passageiros para obterem o cartão. O trabalho de divulgação vai incluir a colocação de informativos no pontos de ônibus com trajeto das linhas e horários. A empresa também vai disponibilizar informações por meio de um aplicativo para auxiliar o usuário.  Os pontos de ônibus serão numerados para facilitar.

Sistema Integrado e bilhete único

O sistema será implantado, primeiro nos Bairro São Francisco, Rio Pequeno e linhas troncos como Areias e Santa Regina. Dando certo a integração também será feita nos bairros Taboleiro e Monte Alegre, futuramente.

A integração vai melhorar o transporte dentro e fora da cidade. Quem vem de Itajaí para Camboriú vai economizar uns 30 minutos. ”O ônibus que vinha de Itajaí parava  no Santa Regina, ia até a garagem da Praiana e depois retornava para voltar a Itajaí. Agora o ônibus vai fazer a volta e retorna para o município vizinho, sem parada”, explica o diretor de trânsito do município, Jair Grings.  As linhas alimentadoras vão sair do Rio Pequeno, Barranco e vão até o Centro, a cada 10 – 15 minutos terá ônibus saindo para Balneário Camboriú e Itajaí.

Será implantado o bilhete único. O usuário vem do São Francisco para Itajaí, por exemplo, ele desembarca na Praça da Bíblia, pega outro ônibus com o mesmo bilhete e segue viagem. “O morador poderá até parar no Centro, pagar uma conta, e ir para Itajaí ou Balneário com o mesmo bilhete”, conclui Jair.