Empreendedores de Camboriú deverão solicitar licenciamento ambiental pelo Sinfat
22/02/2019

A Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) deixará de aceitar protocolos físicos de solicitações de licenciamento ambiental a partir do dia 6 de março. O requerimento deverá ser feito pelos empreendedores interessados no Sistema de Informações de Licenciamento Ambiental (Sinfat), por meio do site sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br. Só este ano, o Município recebeu 25 novos pedidos e 38 complementações dos processos em tramitação.

A plataforma para solicitações é disponibilizada pelo Instituto do Meio Ambiente (Ima). “Com o novo mecanismo, iremos reduzir o número de papéis circulando no meio ambiente e, principalmente, trazer mais transparência sobre as informações dos licenciamentos. O sistema foi feito de acordo com as instruções normativas, o que dará mais celeridade a tramitação”, analisa a diretora de licenciamento ambiental, Katiane Pierre Leal.

O sistema é uma conquista do Colegiado Estadual dos Gestores do Meio Ambiente (Cegema), ligado à Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que é coordenado pela presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger.