Notícias

Secretário de Proteção e Defesa Civil participa de curso sobre Escola Segura
22/03/2019
Compartilhar:

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Hampel Vieira, participou do curso Escola Segura, em Ibirama, com duração de 24 horas. Organizado e ministrado pelo Escritório de Assistência a Desastres no Exterior (OFDA), uma Organização Não Governamental (ONG), dos Estados Unidos.   A formação foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários e abordou segurança e prevenção de desastres e acidentes nas unidades de ensino. O objetivo é preparar a comunidade escolar para que conheça os conceitos sobre prevenção e mitigação - redução de desastres -  para ter resposta rápida em caso de problemas, com soluções eficazes. 

 
O curso reuniu profissionais da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e educadores de escolas e universidades. A formação tratou de temas, que hoje, já são realidade e podem acontecer no ambiente escolar. As unidades podem oferecer riscos de vários tipos, como: estruturais, ambientais, desastres, acidentes e até incidentes como o que aconteceu na escola estadual Raul Brasil, em Suzano-SP. “Nós podemos dizer que estamos um passo à frente. Cerca de 10 dias antes do massacre em Suzano, a Defesa Civil de Camboriú, já havia realizado a inscrição para participar do curso Escola Segura”, comenta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Hampel Vieira. 
 
A questão de Suzano abriu um debate sobre a segurança nas escolas em todo Brasil e o que fazer para evitar ou minimizar esse tipo de ocorrência. “Nós já temos um projeto pronto para implantar em Camboriú, para alunos de 4ª e 5ª série, onde os estudantes atuarão para transformar a escola em um ambiente seguro a partir de estarem aptos a desenvolverem de forma individual e coletiva a percepção do risco” explica Hampel.
 
O próximo passo é ajustar o projeto e repassar ao prefeito Elcio Rogério Kuhnen e depois passaremos a atuar junto com a Secretaria de Educação. Algumas das ações incluem proteger o acesso ao ambiente escolar, planos de evacuação, saídas de emergência e capacitar servidores e alunos de acordo com suas habilidades. “A merendeira da escola de Suzano colocou uma grande número de alunos numa sala e montou uma barricada na porta, essa é uma grande habilidade e uma expertise que nem todos têm. Vamos aproveitar o talento natural de cada um”, conclui. 
 

Galeria de Fotos

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS