Secretaria de Saúde alerta sobre os riscos da automedicação
06/05/2019

Uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) apontou que 77% dos brasileiros tomam medicamentos sem prescrição médica. A prática, no entanto, pode trazer complicações à saúde – alergias, agravamento das doenças. “Os riscos que as pessoas assumem tomando remédio por conta própria ou pesquisando tratamento na internet são grandes”, declara a farmacêutica e diretora de Vigilância em Saúde de Camboriú, Josiane Farias.

A automedicação pode inibir a ação dos medicamentos nos organismos, além de camuflar sinais e sintomas importantes para o diagnóstico médico. “Cada medicamento tem sua concentração, um tempo para uso. Ao longo da minha carreira, já presenciei vários casos de quadros clínicos que se agravaram por conta dessa postura”, compartilha.

O indicado aos moradores é que sempre procurem a Unidade de Saúde mais próxima caso não se sintam bem. O médico irá indicar a medicação correta, com as dosagens necessárias – a retirada do remédio é feita na farmácia municipal da cidade.