Equipe da Defesa Civil participa de treinamento sobre produtos perigosos
08/05/2019

A equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camboriú participa até quinta-feira, dia 9, de um treinamento sobre transporte e manuseio de produtos perigosos em acidentes ou desastres tecnológicos. A capacitação é ministrada por um técnico da Secretaria de Estado de Defesa Civil aos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O objetivo é preparar os servidores para casos de necessidade.

Dentre os temas tratados estão documentação, equipamentos de proteção individual, fiscalização, legislação, noções de perigo, normas, tipos de produtos, entre outros. “O preparo dos municípios é necessário, já que as cidades possuem peculiaridades e estão interligadas pela BR 101, um corredor de escoamento de produtos perigosos”, explica o secretário, Hampel Vieira. “Uma equipe preparada e integrada tem capacidade preventiva e de resposta rápida, tanto na fiscalização quanto na atuação em desastres”, completa.

Participam ainda da capacitação membros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); agentes de trânsito; Corpo de Bombeiros; Instituto do Meio Ambiente (IMA); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú; e Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do Exército Brasileiro.