Pesquisadores da UFRJ promovem entrevistas sobre alimentação infantil em Camboriú
09/05/2019

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciou, esta semana, um estudo sobre alimentação e nutrição infantil em Camboriú, focado também nas práticas de aleitamento materno. Cerca de 20 pesquisadores realizam visitas domiciliares nos bairros Monte Alegre, Rio do Meio, Rio Pequeno, Santa Regina e Várzea do Ranchinho.

A pesquisa consiste no preenchimento de questionário, verificação de peso e altura e coleta de sangue em crianças menores de 5 anos. Todos os entrevistadores estão identificados com camisetas e crachás. “Pedimos aos moradores que sejam receptivos. O estudo é importante para que possamos traçar um perfil desse público em Camboriú”, alerta a secretária de saúde, Elisama de Freitas.

Mais de 120 cidades participam da pesquisa em todo o país. No estado, as entrevistas também são realizadas em Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José. Os resultados serão encaminhados para as secretarias municipais em até 20 dias úteis. “O estudo irá subsidiar o planejamento de políticas públicas de alimentação e nutrição infantil. No município, poderemos nortear nossas ações de acordo com os resultados encontrados”, declara Elisama.